TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criminalística e Investigação Criminal

Por:   •  26/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Criminalística e Investigação Criminal

Curso: Superior de Tecnologia em Segurança Pública

Professora Tutora: Márcia Cristiane Nunes Scardueli

Nome do/a aluno/a: Leonardo Miguel de Santana

Data: 24/04/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Considerando o teor da unidade 3, que aborda a Investigação Criminal, elabore um comentário (entre 10 e 20 linhas) sobre a Investigação Policial, definindo-a, bem como identificando sua finalidade e conduta policial adequada durante a elaboração do Inquérito Policial (3,0 pontos).

A investigação policial, ou investigação criminal, é um procedimento de caráter sigiloso realizado por policial ou equipe de policiais determinada por uma autoridade competente que, fazendo uso de tecnologia e técnicas, busca evidencias, indícios e provas de materialidade e de autoria do crime. Como já mencionado na própria definição, a finalidade da investigação policial é buscar esclarecer a autoria e materialidade do delito, assim como as circunstancias que ocorreram e fornecer também elementos suficientes para haver o indiciamento do culpado, sendo assim, todas as informações, encaminhadas a apreciação judicial. Ao tomar conhecimento do acontecimento de um crime, o delegado de policia deverá iniciar as investigações através do inquérito policial. O inquérito policial após ser instaurado, não pode ser arquivado pelo delegado de policia, uma vez instaurado deve-se ir até o final das investigações que pode ser as mais diversas de acordo com o delito praticado, ficando a cargo do delegado o tipo de atividade investigativa a ser realizada de acordo com as peculiaridades da infração penal praticada. Depois de concluído o inquérito, se comprovado a autoria e materialidade do crime, será iniciada a Ação Penal e caso não se comprove, será feito o arquivamento do inquérito.

Fonte:

Livro didático

2. Analise as alternativas abaixo e identifique com “F” as “falsas” e com “V” as “verdadeiras”. Depois, apresente uma justificativa para as alternativas identificadas como “falsas” (4,0 pontos – 0,2 para cada item F ou V certo e 0,6 para cada justificativa adequada)

  1. ( F ) A investigação criminal é atividade exclusiva das polícias Civil e Federal.

O Ministério Publico, Congresso Nacional, Policias Militares e outros órgãos podem exercer atividades investigativas.

  1. ( V ) As Polícias Civis e a Polícia Federal são chamadas de Polícias Judiciárias, cuja função é investigativa criminal ou investigativa policial.

  1. ( F ) O perito, quando da elaboração do laudo pericial, deve manifestar sua opinião pessoal, subjetiva, nas considerações técnicas ou na conclusão.

O laudo deve ser simples e preciso, fornecer objetivamente informações técnicas. Não devendo tecer juízos de valor nem opinião pessoal ou considerações subjetivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (241.3 Kb)   docx (811.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com