TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Jurídica Europeia: Síntese De Um Milênio

Por:   •  2/10/2023  •  Dissertação  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo 1-HESPANHA, António Manuel. Cultura jurídica europeia: síntese de um milênio. Coimbra: Almedina, 2012, p. 13-30

O surgimento do direito remonta dos tempos antigos estando profundamente enraizado aos povos antigos, principalmente com o Império Romano, este no qual exerceu e ainda exerce grande influência no desenvolvimento do direito europeu. O autor,Hespanha, explora a relevância da história do direito na aplicação da lei. Segundo Hespanha, a história do direito tem como principal objetivo interpretar o direito desempenhando um papel expansivo na visão cultural dos juristas.

O autor, salienta o papel da história do direito em questionar os pressupostos das disciplinas jurídicas, ou seja, ela crítica a visão de que o direito é uma ciência inquestionável, absoluta mostrando aos aplicadores da lei outros horizontes acerca do direito. Outrossim, o autor aborda a questão da legitimidade do direito, no qual argumenta que essa legitimação é alcançada pela compreensão histórica do direito.

No decorrer de seu livro, Hespanha faz o uso da análise das mudanças nos significados das palavras com base no contexto social e textual, destacando assim as diferenças entre o passado e o presente, ressaltando que as palavras podem adquirir conceitos distintos de determinadas circunstâncias.

Um aspecto igualmente significativo abordado por Hespanha é a natureza histórica do direito, no qual o autor não considera arbitrária entretanto sujeita às regras artísticas na sua elaboração.Em conclusão, Hespanha menciona a Escola dos Annales,para demonstrar que a história do direito exerce uma influência substancial sobre os desfechos dos debates jurídicos na era moderna apesar de apresentar certas descontinuidades ao longo do tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com