TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações Sobre a Cultura Europeia

Por:   •  22/5/2016  •  Abstract  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

COLÉGIO POLITEC

EUROPA: CULTURA

AMANDA OLIVEIRA DE SANDES – N° 1

ANA JULIA THEODORO FALASCHI – N° 2

BRUNA ROSSI – N° 4

CAMILA GUIDI ROSSI – N° 6

GIOVANA FAVÁRO DE LACERDA – N°13

JULIA DIOGO MENEGHEL – N° 21

AMERICANA

2016

SÚMARIO


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar informações sobre a cultura europeia, desta forma o grupo irá trabalhar com imagens, tabelas, gráficos,etc...

O trabalho irá abrangir a diversidade cultural, e mostrar sua história, até os dias atuais. Comentando sobre as tradições festivas, danças, comidas, costumes, religiões, entre outros.

Entre todos os países da Europa, vamos destacar: Portugal, Dinamarca, Alemanha, Austrália, Grécia, Itália, França, Espanha, Reino Unido, Irlanda e Suécia.


CULTURA EUROPEIA

Cada país europeu tem suas particularidades culturais e o idioma muda completamente de leste a oeste, por exemplo. No leste, prevalece as línguas russas, polonesas, tchecas, etc. No oeste, prevalece mais as línguas latinas. Cada pedaço da Europa tem seus costumes.

A cultura pode ser melhor descrita como uma série culturas sobrepostas, e que envolve questões de Ocidente contra Oriente (figura 1) e Cristianismo contra Islão. Existe varias linhas de rupturas culturais através do continente em movimentos inovadores. ‘valores comuns’ ou cultura comum europeia, é algo bem complexo do que se parece.

Figura 1: oriente e ocidente

[pic 1]

Fonte:

https://dicasdaly.files.wordpress.com/2015/05/snapshot_20150512bj.jpg

Há diversos costumes em toda a Europa, por exemplo, na Turquia, sentar com as pernas cruzadas  e apontar a sola dos sapatos para alguém é considerado falta de respeito (a sola do sapato é considerado sujo e nunca deve-se mostrar para alguém), já na Suécia, você deve aguardar o anfitrião para tocar no copo de bebida e em Portugal também nunca deve-se  escrever um bilhete usando caneta vermelha, pois é desrespeito.

  Na Europa eles têm o costume de não tomar banho todos os dias, mas apenas usar um paninho, lenço umedecido, ou apenas passar perfume.

 

ALEMANHA

 A Alemanha é um país com grande extensão territorial e grande população. A maioria da população é cristã, e entre eles é bem dividido entre católicos e protestantes, assim tendo estados que tem feriados que outros não, por motivo de um ser católico e outros protestantes. Mas claro, há outras religiões presentes na Alemanha, porem estas são as mais marcantes.

As danças alemãs são muito bonitas. Suas danças são apresentadas em festivais tradicionais. Exemplos de algumas danças são: Gort me Stroop- Dança originalmente holandesa, também executada na antiga Alemanha.

Das Fenster: Esta dança é de origem alemã e menos antiga. Tem como característica a formação de uma figura, que representa o namoro junto à janela da casa da amada.

As comidas típicas da Alemanha: é carne (coxão duro), onde por alguns dias ficam em vinagre e vinho com legumes, depois assada.

Na páscoa, na Alemanha, a vela de Páscoa representa a vida, e igual a Rússia eles acendem uma fogueira. Cordeiros são mortos como simbolização do sofrimento de Jesus.

AUSTRALIA

A Austrália é predominantemente Cristã, mas todas as religiões são representadas na sociedade, pois o país respeita a liberdade das pessoas de praticarem sua religião, tendo igrejas, sinagogas, mosteiros na maioria das cidades.

Uma comida típica da Austrália é torta de carne, muitos australianos comem ele no café da tarde. Peixe com fritas pode ser outro exemplo, eles existem mais em bares e restaurantes.

Como um australiano fica depois de ver você matar uma aranha que subiu na sua perna no sofá

Um habito comum, Insetos na Austrália devem ser preservados por algum tipo de código ambiental, pois eles vivem em perfeita harmonia com a comunidade australiana. Aqui não raramente ao verem uma barata ou aranha em casa, na melhor das hipóteses eles vão pegá-la com uma folha de papel e coloca-la para fora de casa. Matar jamais. Muitos brasileiros são repreendidos quando matam uma aranha.

DINAMARCA

A cultura dinamarquesa é conhecida pela arquitetura, arte, música, filmes, teatro, balé e ópera. A maior parte dos dinamarqueses vive uma vida tranquila e tem um estilo de vida moderna.

Na Dinamarca, a comida típica é: Smorrebrod – pão com manteiga, praticamente um misto frio com presunto, queijo, atum, etc..

No ano novo, a tradição é basicamente sentar no sofá e assistir ao discurso de ano novo da Rainha às 18h00min e brindar com champanhe, à meia-noite eles comem bolo e vão para rua ver os fogos-de-artifício.

Como nos países anteriores a religião esta dividida no cristianismo, entre católicos e protestantes, mas há outras religiões, como agnósticos e ateus.

ESCÓCIA

A comida típica é haggis- bucho de carneiro recheado com vísceras.

A dança do país é Scottish, antes da Segunda Guerra Mundial, a dança chamava-se German Polka, mas após esta guerra, passou a chamar-se Scottish, devido aos sentimentos que os escoceses sentiam pelos alemães.

A Escócia é um país de lendas e mitos que os escoceses adoram narrar. Um deles foi inclusive, para narrar nas telas do cinema: a do monstro do Lago Ness.

Católicos são as maiores vítimas de descriminação religiosa na Escócia.

A “Church of Scotland” é uma igreja com orientação Presbiteriana que representa a religião escocesa mais importante com meio milhão de membros, votou a ordenação de pastores homossexual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (840.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com