TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFICIÊNCIA ESTRUTURAL E A FRAGILIDADE ORGANIZACIONAL DO ESTADO DIANTE DOS CRIMINOSOS PORTADORES DE PERSONALIDADES PSICOPÁTICAS.

Por:   •  14/12/2016  •  Ensaio  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP

CURSO DE DIREITO

TUYRA DO VALE MAXIMINO MOTA

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

A DEFICIÊNCIA ESTRUTURAL E A FRAGILIDADE ORGANIZACIONAL DO ESTADO DIANTE DOS CRIMINOSOS PORTADORES DE PERSONALIDADES PSICOPÁTICAS.

MOSSORÓ/RN

2012

TUYRA DO VALE MAXIMINO MOTA

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

A DEFICIÊNCIA ESTRUTURAL E A FRAGILIDADE ORGANIZACIONAL DO ESTADO DIANTE DOS CRIMINOSOS PORTADORES DE PERSONALIDADES PSICOPÁTICAS.

Pré-projeto apresentado como exigência para obtenção do grau de Bacharel em Direito pela Universidade Potiguar, campus Mossoró.

Orientador(a): Prof. Esp. Frederico de Souza Costa

MOSSORÓ/RN

2012

SUMÁRIO

  1. JUSTIFICATIVA..............................................................................................04
  2. PROBLEMA......................................................................................................06
  3. OBJETIVOS.......................................................................................................07
  1. Geral ...................................................................................................................07
  2. Específicos...........................................................................................................07

4.  METODOLOGIA...............................................................................................08

5.  ROTEIRO PROVISÓRIO DE ASSUNTO DO TCC......................................09

6.  REFERÊNCIAS.................................................................................................10

JUSTIFICATIVA

O Estado Democrático de Direito brasileiro enfrenta constantes problemas em seus diversos setores estruturais, com destaque para os altos índices de criminalidade que assola o País e assombra a população. No Brasil, como em outros países, os delitos mais bárbaros, com grandes níveis de violência e que mais repercutem e chocam a sociedade, são cometidos pelos portadores do transtorno da personalidade antissocial, em outras palavras, o psicopata.

Pelo número crescente de casos criminosos nos últimos anos, e pela tendência que os psicopatas têm de cometerem crimes violentos, os quais impressionam a sociedade, a polícia e o judiciário, urge a necessidade de uma política criminal especializada no tratamento destes sujeitos. Porém, o sistema jurídico brasileiro é bastante carente sobre o tema e o legislador pátrio não abarcou tal situação em nosso ordenamento jurídico, e por consequência, eles vêm recebendo a mesma punição que criminosos comuns, a qual consiste em pena privativa de liberdade em presídio comum, ou àquelas destinadas aos semi- imputáveis, a internação em centros psiquiátricos, por meio de medida de segurança.

Impende destacar a inadequação da punição que é dada no Brasil, onde sem a avaliação da personalidade do preso e a inexistência de uma prisão especial, eles ficam com os criminosos comuns, podendo contaminá-los com incentivos à prática criminosa, liderar rebeliões e prejudicar a reabilitação dos demais presos ou até mesmo simular bom comportamento para serem postos em liberdade antecipadamente, e possivelmente reincidir criminalmente. Além disso, caso sejam condenados a tratamentos psicoterapêuticos, estudos comprovam não haver eficiência aos psicopatas, não sendo positiva a sua internação em manicômios judiciários.

Neste contexto, é notória a escassez de estudos voltados ao tema, embora, possua uma grande relevância social, digna de preocupação e que clama por uma solução, pois as barbáries cometidas por pessoas portadoras de personalidade psicopática certamente não se resumem aos poucos casos que chegam ao conhecimento e clamor público, sendo um problema de todos, não só dos envolvidos, como do Estado, e principalmente da sociedade, que leiga, sofre as consequências. Assim, trazemos a tona assunto de suma importância, principalmente no âmbito judicial, para então chegar à conclusão de que a questão, de como tratar ou penalizar um psicopata que cometeu um crime é ainda mais delicada, pois somente mediante o trabalho dos peritos forenses, é que o juiz terá subsídio para aplicar a sanção ao portador de personalidade psicopática.

Desta forma, justifica-se realizar esta pesquisa para colocar em debate a necessidade de o Estado criar uma estrutura diferenciada e favorável para a punição e recuperação, ainda que parcial, dos criminosos psicopatas, cabendo ressaltar a relevância da questão para a população brasileira, tendo em vista que a taxa de reincidência desses indivíduos é preocupantemente alta, o que caracteriza o risco social, ademais quando estes são responsáveis pelos mais bárbaros e violentos dos crimes realizados e em detrimento da total ausência da sua capacidade de ressocialização.  

Esta pesquisa terá caráter essencialmente bibliográfico, fundamentada em doutrinas, bem como na legislação e no posicionamento dos mais diversos magistrados, dos egrégios tribunais superiores, mostrando as opiniões sobre o referido tema, através de suas jurisprudências. Ainda, serão utilizados trabalhos publicados sob a forma de livros, artigos, revistas e dados oficiais extraídos da internet que abordem direta ou indiretamente a temática em análise.

PROBLEMA

  • O sistema jurídico brasileiro oferece estrutura operacional e clínica qualificada para o cumprimento da pena dos criminosos portadores de personalidades psicopáticas?

OBJETIVOS

1. Geral:

  • Analisar, se o sistema jurídico brasileiro oferece estrutura operacional e clínica qualificada para o cumprimento da pena dos criminosos portadores de personalidades psicopáticas.

2. Específicos:

  • Descrever como se estabelece a culpabilidade na legislação brasileira.  
  • Apontar aspectos históricos, características, método de classificação e tipos de psicopatia.
  • Analisar a relação entre o transtorno psicopático e o alto índice de criminalidade.
  • Descrever como o ordenamento jurídico pátrio se posiciona acerca do tratamento dado aos psicopatas criminosos.
  • Apresentar como se encontra a estrutura carcerária do Estado acerca do cumprimento da pena dispensada aos criminosos psicopatas.

METODOLOGIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com