TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE CULTURAL

Por:   •  27/3/2016  •  Dissertação  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  2.156 Visualizações

Página 1 de 2

A DIVERSIDADE CULTURAL

A diversidade cultural corresponde as diferentes culturas que encontramos dentro da sociedade, ou seja, os diferentes grupos sociais que possuem características distintas, porém integram a mesma sociedade.

Cada grupo social possui sua própria identidade, seus próprios costumes, seus próprios hábitos, suas crenças, suas ideologias, suas tradições, porém, nenhum grupo social é soberano ao outro, todos possuem o mesmo valor perante a Lei.

Quanto maior o território analisado, maior é o número de diferentes culturas encontradas, por exemplo, o Brasil, pelo seu amplo território e pela sua história de colonização, possui inúmeras culturas, e em cada região do país é notável essa diversidade. Outro fator que leva à uma grande variedade de culturas é a imigração, onde pessoas com outros hábitos e costumes passam a integrar certo grupo social que possuem comportamentos diferentes dos seus, e pela necessidade da convivência diária, os imigrantes agregam a sua cultura aspectos do novo meio em que se encontram.

A diversidade cultural engloba o multiculturalismo, que é a existência de várias culturas em um determinado lugar, ou seja, a existência de vários grupos sociais que convivem dentro da sociedade. Cada grupo possui características distintas, cada grupo tem uma visão ou um modo de agir distinto do outro dentro da sociedade que está inserido, porém, nenhum grupo é superior ao outro.

Com a era da informação, o mundo inteiro está conectado, e com isso, a diversidade cultural já não é motivo de espanto para os demais grupos sociais, estamos caminhando para uma convivência harmoniosa das diferentes culturas existentes.

Hoje o mundo inteiro está integralizado, a internet é um dos principais fatores para essa globalização, por isso, hoje convivemos diariamente com pessoas de culturas diferentes, conhecemos mais outras culturas, e estamos no caminho de conviver normalmente com essas diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com