TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO DIREITO COMO CIÊNCIA MODERNA.

Por:   •  30/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: EVOLUÇÃO DO DIREITO COMO CIÊNCIA MODERNA.

O Direito, segundo a história, tratava-se da expressão de um conjunto de costumes, baseados em valores da sociedade. Estes valores estavam arraigados na sociedade e possuíam um caráter absoluto e de certa forma inquestionável, tendo por base, dentre outras coisas, valores constantes no credo popular ou mesmo da realeza que comandava a sociedade.

Com o passar dos anos, as relações da vivência em sociedade foram se modernizando, bem como os valores de cada sociedade e por fim o próprio Direito foi se modernizando, passando de práticas ritualísticas, constantes em protocolo, com o uso de uma escrita prolixa e redundante e de falas extensas e cheias de expressões que revelavam um linguajar muito apurado, volvendo-se à práticas mais sucintas, que evitam o uso desapropriado do tempo e papel, para uma economia muito importante, visto que a sociedade moderna necessita de aperfeiçoar seus procedimentos, em todas as áreas, para manter-se constante no ritmo do desenvolvimento.

Neste sentido, podemos falar de importantes evoluções no uso habitual do Direito, que vão do uso do computador e facilidades no envio de arquivos, ao uso de Inteligência Artificial para analise de contratos.

Podemos nos lembrar de que a máquina de escrever foi substituída, e isso faz algum tempo, e que o uso de editores de texto, fotos digitais e material impresso na prática do Direito já nem pode ser considerado como tecnologia atual, pois hoje, com apenas alguns cliques, pode-se enviar uma petição ou qualquer tipo de peça processual, protocolando em um sistema que, aos poucos vai otimizando cada vez mais o tempo de operadores do Direito, bem como a analise de magistrados.

A utilização de tecnologia no campo jurídico propícia economia de tempo, de dinheiro e de recursos importantes para a sociedade e governo, e como exemplo disso podemos mencionar as videoconferências onde o juiz pode ouvir, réu e testemunhas em locais diferentes, sem a necessidade de diligencias, viagens e espera para compor-se uma sentença, que inclusive é declarada ao réu por vídeo, sem necessidade de deslocamento, do mesmo, caso esteja recluso num penitenciária. De fato a economia é grande e os escassos recursos governamentais são melhores aplicados.

Mas a tecnologia não se ateve a essa única melhoria, e já é possível ver o emprego de Inteligência Artificial na analise de risco de contratos, com incrível superioridade de velocidade na análise dos textos dos contratos, bem como no levantamento do risco que cada contrato pode ter, isso em comparações feitas por desenvolvedores de Programas de uso jurídico, chegando a resultados onde, segundo o site www.semantix.com.br, a Inteligência Artificial alcançou 94% de precisão, enquanto os advogados obtiveram a média de 85%. Em relação à velocidade, a Inteligência Artificial ganhou em disparada, analisando todos os contratos em apenas 26 segundos contra 92 minutos dos advogados.

Chamada de assistentes virtuais, esses programas proporcionam um ganho de produtividade nos escritórios jurídicos na casa de 13% e criando uma nova tendência de mercado, inclusive de profissões.

Ainda segundo o site www.semantix.com.br, as principais mudanças causadas pela Inteligência Artificial no campo são:

• Eliminação de alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com