TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXONERAÇÃO DE ALIMENTOS

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR(A) JUIZ (A) DE DIREITO DE UMA DAS VARAS JUDICIAIS DO FORO DISTRITAL ....

......, brasileiro, ajudante geral, portador do RG n° .... e CPF n° ....., residente e domiciliado na Rua .....SP., CEP. ...., por intermédio de sua advogada ..... (Doc. 01), com instrumento procuratório anexo (Doc. 02), vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência, propor a presente

AÇÃO DE EXONERAÇÃO DE ALIMENTOS COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA

em face de ....., menor e ...... residentes e domiciliados na Rua ....SP., CEP. ...., pelos motivos fáticos e jurídicos que passa a expor:

DOS FATOS

O Requerente é genitor dos Requeridos .....menor, hoje com ... anos de idade e ....., hoje ..... anos de idade, e resta judicialmente obrigado a pagar alimentos aos filhos no importe mensal de 30% (trinta por cento) dos seus rendimentos líquidos, conforme processo nº .., que tramitou na ... Vara Cível do Foro Distrital de...-SP, que deveriam ser depositados na conta corrente da Sra. ..... genitora do menor.

Os requeridos residiam com sua genitora desde a separação do casal recebendo alimentos do requente.

Ocorre que, a genitora do requerido veio a falecer em ...., a partir de então os requeridos passaram a residir com o autor, e a obrigação alimentar continua sendo descontada da folha de pagamento do requerente, conforme documento anexo, no mês de ..... o alimentante sofreu desconto no valor de R$ ...... (..).

DO DIREITO

O artigo 1699 do cc. dispõe:

“Art. 1.699. Se, fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majoração do encargo”.

No caso em tela os requeridos estão residindo com o autor, e o próprio alimentante está suprindo todas as suas necessidades.

DA ANTECIPAÇÃO DA TUTELA

O fumus boni iuris está caracterizado frente a urgência da cessação de desconto na folha de pagamento do autor tendo em vista que o valor está sendo depositado na conta corrente da genitora dos requeridos, já falecida.

O periculum in mora encontra-se identificado no valor que está retido na conta corrente da de cujus, que só poderá ser liberado mediante alvará judicial.

Por se tratar de obrigação alimentar e ser o autor responsável integral pelas despesas e necessidades dos requeridos, deve ser concedida a tutela antecipada, de modo que continua arcando com todas as suas necessidades de alimentação, vestuário, lazer, educação entre outras.

Sendo assim, nos moldes do artigo 300 do Novo CPC, pretende a autor a antecipação da tutela, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com