TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 1

        Os dois textos referem se as mudanças climáticas, decorrentes do aquecimento global, e suas terríveis conseqüências em face da humanidade.

        Tema de importantes estudos, o aquecimento global pode ser definido como o processo de elevação média das temperaturas da Terra ao longo do tempo, sua ocorrência estaria sendo acelerada pelas atividades humanas, provocando problemas atmosféricos e no nível dos oceanos, graças ao derretimento das calotas polares. Uma das principais causas do aquecimento global seria a intensificação do efeito estufa, um fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na superfície terrestre. Outra causa para o aquecimento global seria o desmatamento das florestas, que teriam a função de amenizar as temperaturas através do controle da umidade, além da poluição dos mares e oceanos que, juntos tem importante papel para a diminuição de dióxido de carbono e a emissão de oxigênio na atmosfera. As conseqüências dessas mudanças climáticas serão sentidas por toda a população mundial, entretanto os países mais pobres serão as maiores vitimas.

QUESTÃO 2

        O grande desafio está na dificuldade de prática de uma política de conscientização popular quanto às causas e conseqüências da degradação ambiental, posto que a população aparentemente não tenha dimensão da gravidade do tema, que atualmente é disseminado num trabalho de “formiguinha” onde pequenas ações tratam de tentar elucidar e convencer cada cidadão da sua importante participação frente a esta batalha, que é um desafio mundial.

QUESTÃO 3

        

        O acordo de paris foi um compromisso aprovado por 195 países, cujo principal objetivo é fortalecer a resposta mundial quanto ao risco das mudanças climáticas e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças. Este compromisso advém no sentido de manter os níveis do aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais. Neste sentido, o Acordo de Paris define que os países desenvolvidos deverão investir 100 bilhões de dólares por ano em medidas de combate à mudança do clima e adaptação, em países em desenvolvimento. Uma novidade no âmbito do apoio financeiro é a possibilidade de financiamento entre países em desenvolvimento, chamada “cooperação Sul-Sul”, o que amplia a base de financiadores dos projetos.        [1]

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (335.5 Kb)   docx (185.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com