TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 6

1. Explique o que busca fazer um consumidor consciente.


Resposta:
 O consumidor consciente busca o equilibrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta. Busca eliminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.



Gabarito:
 o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. Ele também reflete a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir sobre si mesmo, nas relações sociais, na economia e na natureza. Além disso, busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações

2. Antigamente, e até a pouco tempo atrás, como era centrada as ações de educação na escola ? O que estava errado nestas ações que fizeram com que não dessem muito certo?


Resposta:
 Antigamente a educação era voltada apenas para formar o aluno para ser cidadão e estar preparado para o mercado de trabalho. Isso não deu muito certo, por que devido a degradação do meio, o aumento do consumo, poluição, fez com que a educação de hoje passe por mudanças, isso por que no futuro a educação será ambiental, se não for ambiental não será educação.



Gabarito:
 Centrou sua ação nas individualidades, tentando mudar comportamentos e atitudes sem, muitas vezes, levar em conta as inúmeras influências provenientes da realidade socioeconômica, política e cultural na qual as crianças estavam inseridas.

3. Explique como a AIA foi introduzida no Brasil, como foi regulamentada e o que gerou.


Resposta:
 Como um instrumento de política e gestão ambiental de projetos de empreendimentos, o processo de avaliação de impacto ambiental caracteriza-se por procedimentos capazes de assegurar, desde o inicio do processo de planejamento, que se faça um exame sitemático dos impactos ambientais de uma proposta e de suas alternativas, e que os resultados sejam apresentados de forma adequada ao púvblico e aos responsáveis pela tomada de decisão e por eles considerados.



Gabarito:
 foi introduzida por meio da Lei Federal n. 6.938 de 31 de agosto de 1981, que estabeleceu a política ambiental e dos demais procedimentos técnicos de gestão ambiental. Esses instrumentos foram regulamentados um a um por meio de Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente, órgão superior do Sisnama. No caso da AIA, sua regulamentação em nível nacional deu-se a partir da Resolução 001/86 do Conama, que estabeleceu as definições, os critérios básicos e as diretrizes para a sua introdução no país, formalizando o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o respectivo Relatório de Impacto de Meio Ambiente (RIMA), como condicionantes para o licenciamento ambiental de empreendimentos causadores de impactos ao meio ambiente. Posteriormente, a Constituição da República de 1988, em seu capítulo de meio ambiente (art. 225), consagrou o Estudo Prévio de Impacto Ambiental, como exigência para a implantação de obra ou atividades causadoras de significativa degradação do meio ambiente.

4. Cite dois programas e duas importantes conferências mundiais da década de 70, que generalizaram as preocupações com a questão ambiental e com a educação a ela relacionada (PANOCCHESCHI, 2003, p.103).

Fonte: PAGNOCCHESCHI, B. (Coord.). SORRENTINO, M.; POMPÉIA, S. M.; REIGOTA, M.; PORTUGAL, S. Educação ambiental: Experiências e Perspectivas. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto - MEC; INEP, V.1, 2 ed., 2003. (Série documental Relatos de pesquisa, n. 2c)



Resposta:
 Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, 1972, Estocolmo, Suécia. Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 1973. Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA) em Belgrado, 1975. Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental de Tbilissi, Geórgia, URSS, 1977.

5.A crescente preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento de ações voltadas para a sua proteção e recuperação têm conduzido à necessidade da atuação, cada vez maior, de profissionais de diferentes áreas, explique porque isso ocorre.


Resposta:
 Por que hoje vivemos em um mundo conectado onde oque ocorre no Japão produz um efeito siginficativo aqui no Brasil, ou seja, é necessario que todos assumam o seu papel no que se diz respeito ao meio ambiente que vai muito além de reciclagem sabemos que conceitos como cidadania, respeito e cooperação não considerados da noite para o dia mas depende muito da participação dos educadores em todas as faixas etarias, da midia que tem um papel de informar e influenciar a população no trabalho conjunto pois os educadores preparam o amanhã e a midia o hoje se assim podemos afirmar , alem dos administradores que devem alem de elaborar leis fazer com que as ja existentes sejam cumpridas atraves de monitoramento, Vemos que com um trabalho coletivo teremos um meio e ambiente favoraveis por muitas gerações .



Gabarito:
 Porque a conscientização dos processos interativos homem e ambiente em um país de dimensão continental , das diferenças sociais e principalmente culturais como as do Brasil, representa um processo lento de realização e da necessidade de formação de profissionais com preparação multidisciplinar.

6. Por quê precisamos entender o ambientalismo, que nos coloca a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades?Por quê é fundamental resgatar a política para que se estabeleça uma ética da sustentabilidade resultante das lutas ambientalistas?


Resposta: Sabemos que as leis são os limites estabelecidos dos direitos de cada parte, ou seja, quando se fala de respeito logo temos a ideia de respeito a uma pessoa e não levamos isto para a questão do meio em que vivemos e que na maioria das vezes ja esta ocupando o seu espaço a bem mais tempo que nós. O humano precisa sempre ser lembrado que ele é um usuario dos recursos e não dono pois sabe-se que se não houver este lembrete começasse a briga pelo espaço alheio e a resposta vem de imediato não só com fenomenos da natureza ou com guerras declaradas entre povos, mas tambem com o desequilibrio que pode tornar o nosso plantea um lugar insuportavel de se viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com