TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia - Sófocles

Por:   •  17/3/2019  •  Resenha  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE TERRA NORDESTE

BACHARELADO EM DIREITO

FILOSOFIA DO DIREITO

        

E.A.D. 01 – COMO SURGIU A FILOSOFIA NA GRÉCIA E A RELAÇÃO MITO X PENSAMENTO RACIONAL

       

Aluna: Fabiana Freires Batista

Matrícula: 20182020174

Professor: Fernando Carlos Cordeiro Alves

CAUCAIA - CE

2019

Como surgiu a filosofia na Grécia e a relação Mito X Pensamento racional

Antes do que se conhecia como pólis (cidade) surgir e modificar a forma como as pessoas se relacionavam, já existia a Filosofia. É muito comum ouvirmos que os primeiros filósofos foram gregos. Porém, deve-se reconhecer o trabalho realizado por outros sábios que viveram em outros lugares e épocas anteriores como Confúcio na China e Buda na Índia. Ressalta-se, porém, que estes casos vincula-se o pensamento filosófico ao religioso o que poderia levar ao julgamento inicial e causar problemas que afetariam a reflexão filosófica puramente dita.

A transposição do pensamento mítico para o que chamamos de consciência filosófica na civilização grega. Destaca-se, entretanto, que neste período a região que posteriormente foi batizada como Grécia era chamada Hélade e que era formada por diversas regiões que tinham uma estrutura política independente e autônoma.

Quando não havia a escrita passava-se diversos ensinamentos através dos mitos. Preserva-se tais estórias pela tradição de forma oral e uma das formas mais comuns era a transformação do mito e dos relatos populares em poemas pelos aedos e rapsodos que eram cantores ambulantes que recitavam tais relatos populares na praça pública. Neste período não havia a preocupação com a autoria das histórias o que dificulta a atribuição e o reconhecimento desses autores.

Sobre a periodização da história da Grécia antiga pode-se dividir em: Civilização micênica e apresenta este nome devido a importância da cidade de Micenas, onde saíram os heróis Agamemnon, Aquiles e Ulisses para a conquista da cidade de Tróia. O segundo momento seria chamado de Tempos homéricos em referência a Homero. Atribui-se a Homero as epopeias: Ilíada e Odisséia.

O primeiro poema trata da guerra de Tróia e o segundo o retorno de Ulisses após a guerra de Tróia. As epopeias são consideradas importantes recursos didáticos na vida dos gregos. Elas transmitiam a cultura e os valores da sociedade.

Destaca-se a importância dos deuses na vida dos heróis. O herói depende da vontade dos deuses e do destino, está ausente a noção de vontade pessoal e de liberdade. Mesmo assim, ele não se sentiria diminuído, pelo contrário. Ele se sentia especial por ter sido escolhido por um deus. Sua virtude se manifesta através de atos de coragem, bravura e força, especialmente em momentos de conflitos como na guerra. Também se destaca por seu poder de persuasão do discurso na assembleia dos guerreiros.

Ressalta-se, porém, que a noção de virtude admirada pelos gregos nesta época não é a mesma que conhecemos atualmente. No caso deles, a virtude se converteria em uma espécie de superioridade e excelência. De certa forma, tratavam a virtude do guerreiro como o que é belo e bom. Afinal, estes seriam os objetivos máximos da vida dos heróis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com