TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função das Mulheres na Sociedade

Por:   •  26/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 FUNÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE

A mulher, com o passar do tempo, vem crescendo em seu meio social, executando papéis sociais muito diferentes. A sociologia, por sua vez, trata do papel social como todas as funções e atividades exercidas pelo individuo em sociedade, principalmente ao desempenhar suas relações sociais ao viver em grupo. Contudo, vimos que as questões de gêneros estão relacionadas as relações e aos papéis sociais desempenhados de acordo com o sexo de um individuo e, que a figura feminista sofre com a desigualdade, com as desconsiderações e com o falta de respeito.

A imagem da mulher já foi vista como um pecado à corrupção dos homens, como uma fragilidade e dependência masculina, dando sentido a uma cultura patriarcal e machista, como também um ser com deveres domésticos, prejudicada com o preconceito e a inferioridade. Porém, em 1932 a luta feminista ganha força, voz e representativa, quando de fato mulheres brasileiras puderam exercer seu direito de voto efetivamente. A partir daí, grandes movimentos surgiram, levantando as bandeiras em prol da liberação sexual, do direito ao divórcio, da liberdade de crescimento intelectual, dentre tantas reinvidicações. Diante disso, vimos uma evolução até os dias atuais e, uma imagem masculina desfigura, a qual vem perdendo sua função de comando, de liderança, de terno e gravata, vendo seu trono não se torna mais absoluto e sua identidade entrando em crise.

O crescimento é nítido, inaceitavel pela figura masculina, porque além dessa beleza, da delicadeza, da força de vontade e da magnitude, a mulher carrega um acumulo de funções, aos quais somado o seu trabalho profissional, está também os afazeres domésticos, atribuídas pelo pensamento machista e mesquinho. O sofrimento da mulher ainda está nos altos indices de violência doméstica, mesmo tendo tido um grande avanço na luta pela defesa da integridade da mulher brasileira com a “Lei Maria da Penha”.

A violência contra a mulher está no assédio, no estupro, na ameaça, no constrangimento, na morte, na agressão física ou sexual, na lesão, no abalo emocional, na humilhação, na manipulação, na diminuição da auto estima, na calúnia, na difamação, na injúria, na violência patrimonial, é preciso proliferar essas informações, conscientizar a população e promover o dialogo entre as famílias, erradicar veemente essas atitudes aterrorizantes, fazer valer as garantias da dignidade e cuidados da mulher, isso sim é o papel da sociedade com a mulher, efetivando sua proteção, regras e posturas morais até então ameaçadas em seu cotidiano.

Embora o papel da mulher venha se destacando em grande intensidade e com qualidade, ainda assim existem muitos desafios a serem enfrentados. A sociedade como um todo, deve apresentar uma menor resistência no que tange os questinamentos sobre as pautas femininas, deve reduzir a desigualdade ainda latente, fruto de um passado que deixou marcas na atualidade, porque somente assim teremos condições de efetivar uma sociedade mais igualitária, fazendo da mulher um sujeito de sua história.

Sendo assim, a mulher demonstra o seu crescimento pela capacidade, pela competência, pela criatividade, pelo desembaraço de encarar desafios, não querem ser condecoradas com flores, mas com o fim da discriminação e da violência, com o direito ao trabalho, à vida, à educação, ao respeito mútuo, para que juntos possamos construir um mundo melhor.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com