TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fusão, Cisão e Incorporação

Por:   •  28/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

Exemplo de fusão de empresas

os proprietários resolvem unificar as empresas, visando principalmente à redução de custos administrativos com um único comando e aumentar a competitividade com a sinergia resultante.

‘’As empresas A, B e C são extintas, sendo criada a Empresa D, que assumirá todos os Ativos e Passivos das três empresas’’.

EXEMPLO DE CISÃO

Existem dois tipos de cisão a total (onde a sociedade extingue-se) ou parcial(subsiste, com redução do capital, importando, pois em reforma estatutária) ou seja, com a versão de todo o patrimônio da sociedade cindida ou apenas com sua divisão.

Exemplo de cisão total

Os sócios de uma empresa resolvem separar-se. Após a fase de negociação, decidem extinguir a empresa, 40% do patrimônio A, são transferidos para a Empresa B, já existente. Representando os demais 60% do patrimônio da empresa A, ficam com que constituem uma nova sociedade, a Empresa C.

Exemplo de cisão parcial

A empresa A explora as atividades de transportes marítimo e terrestre de cargas. Em decorrência de dificuldades financeiras, resolve abandonar o transporte marítimo, negociando a carteira de clientes, embarcações, equipamentos e demais ativos dessa atividade, que representa 30% de seu patrimônio. O comprador assume tais ativos e constitui a Empresa B. A Empresa A continua operado após a Cisão parcial, somente com o transporte terrestre.

Conclusão

Agrupados dados do artigo, trazendo uma conclusão satisfatória, é claro afirmar que a fusão é uma operação que une duas empresas ou mais, gerando uma nova e única empresa, a cisão se trata de uma operação em que transfere todo ou somente uma parcela do seu patrimônio para uma ou mais sociedades já existentes, já a incorporação de empresas é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra que sucede todos os direitos e obrigações. São três tipos de operações que visam a otimização de diversas funções da empresa. Destarte, essas providências são tomadas visando maior obtenção de lucro das entidades, trazendo inovações, mais recursos e mais praticidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com