TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Por:   •  5/9/2017  •  Resenha  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO

        A inclusão social é um assunto que vem tomando grande espaço em meio as prioridades que a sociedade tem como necessidade.

Mas de fato, o que é inclusão social? Para termos essa reposta basta pensarmos  na ideia de exclusão. Geralmente excluímos do nosso meio tudo aquilo que não tem significância, ou que não serve pra nada. Isso também ocorre diante das pessoas, e por mais que seja desumana essa atitude, ela ocorre muito frequentemente em nosso meio. Diante destas ocorrências é necessário que haja a inclusão dessas pessoas que foram excluídas.

Com objetivo de dirimir a questão social que atinge tantas pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, e para que estas pessoas se sintam tão importantes quanto as demais, a própria sociedade vem buscando medidas que minimizam a situação, trazendo a tona o direito ao reconhecimento e a valorização da diversidade social.

E para uma definitiva efetivação desse reconhecimento escolas brasileiras vem adotando métodos de educação inclusiva desde o ensino infantil até ensino superior. Cumpre salientar que não só nas instituições publicas, mas também as instituições privadas, que tem como objetivo atingir o seu dever social.

Mas, como nada é perfeito e nem tudo são flores, e em se tratando da politica brasileira a coisa torna-se muito mais complicada, embora as ideias sejam ótimas, não há um subsidio necessário e eficaz do Estado com capacitação de profissionais para a aplicação de institutos sociais de inclusão de pessoas com deficiência em instituições escolares, e em se tratando de educação infantil é necessário que existam profissionais com alta capacitação, pois essas crianças precisam de uma atenção maior e ao mesmo tempo não se sintam tratadas diferente das demais, nem incapazes de buscar seus objetivos de vida. Considerando que é justamente neste período que a criança começa a se entender como cidadão e precisam de afeto autoestima e confiança, caso contrário tendo uma educação sem qualidade, certamente o futuro dessa criança será inserto.

Diante da problemática exposta, e considerando a importância de uma inclusão social de qualidade nas escolas, primeiramente é necessário o apoio do poder publico na capacitação de professores de todos os níveis escolares, e em seguida a percepção da sociedade sobre quão importante é para os portadores de deficiência essa inclusão nas escolas, pois mesmo que existam limitações, não deixam de serem seres humanos com seus direitos e deveres garantidos no ordenamento jurídico.

A sociedade precisar ser mais tolerante e afastar de vez o preconceito com as diversidades sociais, uma vez que, qualquer um esta sujeito a ter suas capacidades limitadas, seja pela velhice, uma enfermidade ou por qualquer tragédia inesperada. Portanto, não se pode escolher os tipos de deficientes que serão incluídos, essa distinção pode trazer mais problemas para a pessoa especial.

Basta termos uma visão aberta dos problemas que a sociedade enfrenta, e pensar que todos, independente de qualquer limitação, tem o direito de ter uma vida saudável, uma educação de qualidade e o respeito da sociedade.

Sem duvida alguma uma educação de qualidade pode transformar qualquer criança em um cidadão de bem, e em se tratando de uma educação inclusiva certamente não haverá diferenciação de tratamento entre os portadores de necessidades ou não, e isso com certeza fará com que a sociedade se torne mais humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com