TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPOSSIBILIDADE DE USUCAPIÃO NOS IMÓVEIS FINANCIADOS PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Por:   •  8/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

PROJETO DE PESQUISA (TCC I) – CURSO DE DIREITO

Laís Cristina de Almeida Maciel

A IMPOSSIBILIDADE DE USUCAPIÃO NOS IMÓVEIS FINANCIADOS PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Manaus

2017

Laís Cristina de Almeida Maciel

A IMPOSSIBILIDADE DE USUCAPIÃO NOS IMÓVEIS FINANCIADOS PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I na Faculdade Metropolitana de Manaus.

Orientador: Prof. Msc. Antonio Lucena

Manaus

2017


SUMÁRIO

1 TEMA E SUA DELIMITAÇÃO        4

2        FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        4

3        HIPÓTESE (S) DA PESQUISA        4

4        JUSTIFICATIVA        5

5        OBJETIVOS        5

5.1        Objetivo Geral        5

5.2        Objetivos Específicos        5

6        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

7        METODOLOGIA        6

8        CRONOGRAMA        6

9        PROPOSTA DE DIVISÃO DAS SEÇÕES DO ARTIGO (TCC II)        ...... 7

10        REFERÊNCIAS        8


  1. TEMA E SUA DELIMITAÇÃO

Tema: “Usucapião”.

Delimitação: “A impossibilidade de Usucapião nos imóveis financiados pela Caixa Econômica Federal”.

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O tema abordado retrata situações em que o possuidor de um imóvel teve a ação de usucapião negada, mesmo que habitasse área urbana por cinco anos ininterruptamente, pelo fato de estar financiado pela Caixa Econômica Federal, sendo considerado bem público, por serem imprescritíveis segundo a Constituição Federal em seu Art. 183, §3°.

A Constituição Federal acaba criando um paradoxo, pois se por um lado existe a vedação em se reconhecer a usucapião de bem público por uma proteção especial dada a essa espécie de bens, de outro reconhece uma limitação do direito de propriedade, através da função social e garante como um direito fundamental o direito de moradia a todos os brasileiros. Dessa forma surge o seguinte questionamento: Por que impossibilitar a usucapião nos imóveis financiados pela Caixa Econômica Federal, se estes não foram criados com a finalidade de uso público?

  1. HIPÓTESE (S) DA PESQUISA

Por se tratar de financiamento vinculado ao Sistema Financeiro de Habitação e de titularidade da Caixa Econômica Federal, entende-se que esses bens devem ser tratados como públicos já que são atados a uma prestação de serviço do governo sendo, então, imprescritíveis.

A função social foi reconhecida como princípio constitucional, logo traz consigo direitos e garantias súbitas ao cidadão e se combinado com o princípio da dignidade da pessoa humana juntamente com o direito fundamental de acesso à moradia haveria possibilidade de usucapião de bem considerado público.

  1. JUSTIFICATIVA

Tendo em vista o aumento das ações de aquisição por usucapião de imóveis financiados pela Caixa Econômica Federal têm-se verificado a impossibilidade de tal conquista através de julgados publicados pelos Tribunais Superiores, como o Superior Tribunal de Justiça - STJ, por exemplo.

A interpretação foi dada e acompanhada de forma unânime pelos ministros da turma, pois, segundo a relatora a Caixa Econômica Federal integra o Sistema Financeiro de Habitação, que, por sua vez, compõe a política nacional de habitação e planejamento territorial do governo federal para facilitar e promover a construção e a aquisição da casa própria ou moradia, especialmente pelas classes de menor renda da população, de modo a concretizar o direito fundamental à moradia. Logo, tal imóvel é afetado à prestação de serviço público, tornando-o imprescritível.

A usucapião é o direito de domínio que um indivíduo adquire sobre um bem pelo seu uso por determinado tempo, de maneira contínua e incontestadamente, não se valendo sobre bens considerados públicos, ou seja, da União, independentemente de sua função social estar sendo cumprida.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Analisar a impossibilidade de usucapir imóvel financiado pela Caixa Econômica Federal.

  1. Objetivos Específicos
  • Explicar a ação de aquisição por usucapião;
  • Analisar quais bens são considerados públicos;
  • Levantar a jurisprudência nos tribunais superiores sobre o tema.
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O art. 5º da Constituição Federal consagra entre os direitos e garantias fundamentais o direito à propriedade, sendo esse o mais sólido e amplo de todos os direitos subjetivos patrimoniais.

“Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

XXII – é garantido o direito de propriedade;”

A função social é um princípio inerente a todo o direito subjetivo. Tradicionalmente, definia-se o direito subjetivo como o poder concedido pelo ordenamento jurídico ao indivíduo para a satisfação de um interesse próprio. Todavia, a evolução social demonstrou que a justificação de um interesse privado muitas vezes é fator de sacrifício de interesses coletivos. Portanto, ao cogitarmos da função social, introduzimos no conceito de direito subjetivo a noção de que o ordenamento jurídico apenas concederá legitimidade à persecução de um interesse individual, se este for compatível com os anseios sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com