TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  13/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.345 Palavras (22 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 22

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

A educação inclusiva nas redes de ensino a perspectivas e os desafios enfrentados¹

Ciana Maria Silva Freitas²

Prof.Nubya Reis³

RESUMO: A finalidade do presente artigo cientifico a ser apresentado ao curso de Pedagogia, como requisito básico parcial obrigatório para conclusão do curso. O trabalho será composto de um artigo cientifico com o tema ‘‘A inclusão de crianças autistas no ensino fundamental I’’ direito assegurado pela Constituição Federal como pela Política Nacional de Educação e reiterado pela Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994). O acesso à educação independentemente de cor, gênero, etnia e condições de aprendizado é um direito resguardado pela Constituição Federal bem como pela Política Nacional de Educação, isso apenas reitera o a importância que a educação têm na construção de cidadãos e bem como ainda reafirma o olhar especial com o tema de inclusão de indivíduos com necessidades especiais, especificamente os portadores do espectro autista. É nítido o quão o procedimento de inclusão desses alunos na educação básica é um trabalho árduo e trabalhoso, porém não impossível, mas que mesmo não que não seja uma tarefa fácil se mostra necessário, diante das necessidades educacionais ante a esse enfrentamento devido ser de suma importância o avanço na ideação de práticas que possam contemplar as especificidades desse grupo. A necessidade de uma nova concepção de ensinar se faz necessário diante da necessidade social em que presenciamos no momento. Acredita se ainda que profissionais voltados para área da educação pouco se conheça sobre o tema este o ponto mais importante para a implantação de processos inclusivos, para que assim muitos bloqueios sejam percebidos e vencidos, principalmente a insuficiência de atendimento educacional que encaixe nas suas necessidades.

PALAVRA-CHAVE: Autismo, Educação inclusiva, Ensino Fundamental, Direitos básicos.

ABSTRACT: The need for this scientific paper is presented in the pedagogy course, as a mandatory partial basic requirement to complete the course. The work will be composed of a scientific article with the theme '' The inclusion of autistic children in elementary school '' I have the right guaranteed by the Federal Constitution as a national education policy and reiterated by the Salamanca Declaration (UNESCO, 1994). Access to education is allowed by law, gender, ethnicity and training conditions is a right guaranteed by the Federal Constitution as well as the National Education Policy, this just reiterates the importance that education for children in building public policies and well It also reaffirms the special focus on the inclusion of individuals with special needs, those with autistic spectrum. It is not how difficult or the procedure of including these students in basic education is hard work and jobs, but it is not impossible, but the same is not an easy task, if it proves necessary, given the educational needs before they are affected because in short. importance or advance in the idea of ​​practices that can address the specificities of this group. A need for a new conception of use becomes necessary in the face of social need where presence does not exist at any time. Also believe that professionals focused on education know little what are the most important themes for the implementation of inclusive processes, so that many blocks are perceived and overcome, especially a lack of educational care that fits your needs.

KEYWORD: Autism, Inclusive Education, Elementary School Basic Rights. 

1 INTRODUÇÃO

O trabalho tem que tem como tema a inclusão do aluno com transtorno autista (TEA) inserido na educação básica mais especificamente no ensino fundamental I, a inserção deste em sala de aula. Cabe destacar que este trabalho é referente ao trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de Pedagogia para obtenção do titulo de Graduação. Sobre o tema em específico, será apresentada a parte histórica sobre o autismo e também serão expostas as legislações pertinentes a esse tema, bem como descritas.

Sobre legislações que serão narradas, leis que fundamentam a educação especial são mais especificamente, a Constituição Federal de 1988, Declaração de Salamanca (1994), Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394 (BRASIL, 1996 e Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, Lei nº 12.764 (27 de dezembro de 2012)).

 A escolha do referido tema, além de vivencia pessoal, tem como objetivo descrever o movimento de inclusão educacional de alunos com necessidades especiais nas escolas, como objetivo específico realizar a descrição sobre como se dá o ativismo de inclusão do aluno com TEA dentro da sala de aula.

Assegurado pela Constituição Federal o acesso à educação, que independe de cor, gênero, etnia e condições de aprendizado é um direito fundamental, como bem impõe a Política Nacional de Educação, que reitera o reconhecimento á educação, a importância deste na construção de cidadãos e ainda nos faz refletir o quão importante é o tema de inclusão de indivíduos com necessidades especiais, especificamente os portadores do espectro autista.  

É nítido o quão o procedimento de inclusão desses alunos na educação básica é um trabalho árduo e difícil, porém se faz necessário, devido ser de suma importância, a busca por avanços na ideação de práticas que contemplem as especificidades desse grupo é algo continuo e antigo. Pois a necessidade de uma nova concepção de ensinar é necessário diante da dificuldade social que se tem em aprender a viver com a diversidade.

Profissionais da educação pouco conheçam acerca do autismo, pois diante da implantação de processos inclusivos muitos bloqueios são percebidos por parte desses profissionais, principalmente a insuficiência no atendimento educacional que possa encaixar nas necessidades desses alunos.

A inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular é uma pequena parte de um processo desafiador que não se resume meramente a inserção, mas a todo um processo educacional que visa o desenvolvimento desse aluno em todos os aspectos. Há um enorme déficit na construção de projetos políticos-pedagógicos nas redes de ensino acarreta em uma quase que inexistente procura desse público.

A nítida necessidade da construção de uma prática pedagógica que seja atuante e que contemple as necessidades desse público em específico e que de fato faça com que a educação seja o principal meio de desenvolvimento social para portadores desse espectro. Para a apresentação desse trabalho e da hipótese lançada no presente projeto têm como embasamento tanto nos autores supracitados na revisão bibliográfica e também as legislações que ratificam que o acesso a educação é um direito inerente a todos, sem distinção alguma e o quão é dificultoso esse acesso a aqueles que necessitam de determinadas condições especiais de aprendizagem, mas especificamente os autistas, tema deste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (254.8 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com