TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA CRISE CARCERÁRIA

Por:   •  25/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE

CURSO DE DIREITO

PROJETO DE PESQUISA

A INFLUÊNCIA DA CRISE CARCERÁRIA: a reincidência dos egressos do sistema prisional

Bruno Andrade Almeida- 31026 6º per. AN

Professor (a). Orientador (a)[1]

SUMÁRIO

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO. 2 OBJETO DA PESQUISA. 2.1 TEMA. 2.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA. 2.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA. 2.4 HIPÓTESE (S). 3 JUSTIFICATIVA. 4 OBJETIVOS. 4.1 OBJETIVO GERAL. 4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS. 5 EMBASAMENTO TEÓRICO. 5.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 6 METODOLOGIA. 6.1 TÉCNICAS DE PESQUISA. 7 CRONOGRAMA. 8 SUMÁRIO PRÉVIO DO ARTIGO CIENTÍFICO. REFERÊNCIAS.  

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome:         Bruno Andrade Almeida Turma: 6º per AN Matrícula: 31026

Endereço: Rua Jacarandá nº33 A Bairro: Cardo

Cidade: Governador Valadares/MG

E-mail: brunoandras7@gmail.com Telefone: (33) -99261646

Professor (a). Orientador (a): Rosângela Gonçalves Coelho Villas Boas  

Área de pesquisa: Direito Penal

2 OBJETO DA PESQUISA

2.1 TEMA

        

A influência da crise carcerária

2.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

        A reincidência dos egressos do sistema prisional

2.3  FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

        Desde o princípio da humanidade á criminalidade está presente, onde o homem viola as regras de convivência tomando para si coisa alheia, por se acharem mais fortes e consequentemente superiores aos demais, o que ensejou a precisão de proclamação de um soberano povo, para impor punições aos rebeldes.

        Neste contexto a questão problema que orienta a pesquisa é: até que ponto a crise do sistema penitenciário brasileiro afeta a reincidência e tem colaborado para o cárcere?

2.4 HIPÓTESE (S)

O sistema prisional vem degradando a personalidade do preso, pois eles ficam expostos a um ambiente insalubre, fator que vem gerando grandes rebeliões, ademais os presos provisórios e definitivos deveriam ficar em ambientes separados, compartilham a mesma cela, assim formando –se um ciclo vicioso, não cumprindo seu papel de ressocialização, contribuindo desta maneira para o aumento da reincidência

Embora existam leis que asseguram a dignidade do homem preso, na realidade não há aplicabilidade sendo assustadoramente violada, uma vez que a inobservância das garantias legais existentes. O Estado ao receber o preso, retira deste não somente o direito á liberdade, mas o mínimo existencial, também chamado de direitos fundamentais.

3 JUSTIFICATIVA

A relevância do tema é notória, pois com a indigência de se reavaliar o sistema prisional brasileiro, contemplando acerca da reinserção social, eis que esta deve ser vista como função da pena, e que devido ás falhas organizacionais e fiscalizadoras do sistema, a incredulidade da população é plenamente compreensível, de modo que é necessária uma reestruturação total do sistema carcerário brasileiro para o bem não só dos apenados, mas principalmente da coletividade que vem sofrendo cada vez mais com as conseqüências que a prisão traz ao preso e que este propaga na sociedade quando posto em liberdade.

São muitos os problemas vivenciados atualmente, a começar pela superlotação nos presídios. A causa desta grave problemática pode estar relacionada a muitos fatores: à falta de presídios em número suficiente em relação à quantidade de criminosos, ao excesso de cometimento de crime dentro do país, à inobservância das especificações legais sobre o assunto, à falta de fiscalização por parte do Estado, à falta de atenção para o tema por parte do Estado. A LEP diz expressamente, por exemplo, o tamanho da cela onde o preso ficará com quantas pessoas ele poderá dividir o espaço, porém está difícil encontrar um presídio que cumpre estas regras, fazendo com que as celas fiquem superlotadas, sem espaço ao menos para dormir ou comer em com dignidade. Sendo está a causa de muita revolta e perturbação dentro do ambiente prisional.

4 OBJETIVOS

4.1  OBJETIVO GERAL

Pesquisar de que forma o direito de propriedade pode ser restrito para garantir a função socioambiental da propriedade como paradigma do desenvolvimento sustentável como garantia de qualidade de vida para as gerações tanto atual quanto as futuras.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Analisar a crise do sistema carcerário brasileiro;

b) Compreender os problemas pelo mal funcionamento das cadeias;

        c) Verificar a aplicabilidade e funcionalidade do programa de ressocialização;

        d). Evidenciar o sistema penitenciário brasileiro como sempre precário e falho no sentido da ressocialização do apenado.

5 EMBASAMENTO TEÓRICO

5.1  REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A maior e principal finalidade da pena privativa de liberdade é, nada mais nada menos do que a ressocialização.

Ressocializar significa reinserir o condenado ao convívio social, reeducar ou educa-lo de tal maneira que ele tenha uma nova chance de viver em sociedade respeitando as regras (normas) impostas.

Neste sentido, destaca Bittencourt:

Lei de Execução Penall (LEP), já em seu art.º, destaca como objetivo do cumprimento de pena a reintegração social do condenado, que é indissociável da execução da sanção penal. Portanto, qualquer modalidade de cumprimento de pena em que não haja a concomitância dos dois objetivos legais, quais sejam, o castigo e a reintegração social, com observância apenas do primeiro, mostram-se ilegal e contrária à Federal. (BITTENCOURT,2016, p.130)

        Ou seja, para que haja ressocialização, é preciso uma ligação entre diversos fatores importantes para resgatar o que foi perdido no meio do caminho, ou seja, entender e buscar o motivo pelo qual o indivíduo foi falho em algum momento de sua vida, seja na educação, ou em qualquer outro fator importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com