TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Educação a Distância

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

A Importância da Educação a Distância

Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Pós-Graduação em Direito de Família e Sucessões

Disciplina: Didática do Ensino Superior

Atividade: O papel da educação à distância na minha área de pesquisa.

A educação à distância proporciona a todos uma grande oportunidade de  aprendizagem, sendo  um recurso de incalculável importância como modo apropriado para atender, de forma eficiente,  a grandes camadas de alunos que não tem oportunidade de freqüentar uma escola ou uma universidade tradicional. 

No entendimento de Janaina Batista Silva et.al a educação à distância, também conhecida como e-learning,

É o modo de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, tendo em vista que a oferta do conhecimento é realizada através de tecnologias de informação e conhecimento, por meio da Internet, de CD-ROOM, de DVD, da televisão e do rádio, do e-mail, entre outros. Além disso, essa modalidade de ensino possibilita um desenvolvimento crítico e de atualização de conhecimentos, que pode alcançar amplas necessidades de qualificação na perspectiva da diversificação do profissional de ensino superior (SILVA et.al, 2011, p.1).

É uma modalidade de aprendizagem em que a comunicação e a construção de conhecimentos pode acontecer com a participação de pessoas em locais e tempos distintos. São necessárias tecnologias cada vez mais sofisticadas  para a conexão entre elas, buscando corresponder às necessidades de uma pedagogia que se desenvolve por meio de novas relações de ensino-aprendizagem.

Ter como opção essa modalidade da educação à distância, como meio de dotar as instituições educacionais de condições para atender às novas demandas por ensino e treinamento ágil, célere e qualitativamente superior, tem por base a compreensão de que, a partir dos anos sessenta, a educação a distância começou a distinguir-se como uma modalidade não convencional de educação, capaz de atender com grande perspectiva de eficiência, eficácia e qualidade aos anseios de universalização do ensino e, também, como meio apropriado à permanente atualização dos conhecimentos gerados de forma cada mais intensa pela ciência e cultura humana.

Esse tipo de educação não surgiu do nada, desde a sua origem aos dias atuais, ela tem em sua trajetória uma longa história, no Brasil a mesma foi regulamentada pela Constituição Federal de 1988 e a Lei de diretrizes e Bases da Educação, e desde então vem sempre se aprimorando e alargando seus campos, levando conhecimentos a locais distantes e a pessoas que, antes, não se imaginavam a freqüentar um ensino superior.

Trata-se de uma forma de ensino que proporciona ao aluno, que não possui condições de comparecer diariamente à escola, a oportunidade de adquirir os conteúdos que são repassados aos estudantes da educação convencional. Uma modalidade que possibilita a eliminação das distâncias geográficas, econômicas, sociais, culturais e até mesmo psicológicas. Afinal, proporciona ao próprio aluno a organização do seu tempo de estudo, sem limitações físicas (NOGUEIRA, 1996, p. 36).

Na visão de José Manoel Moram et al (2001), diante da constante complexidade da educação, o conceito de espaço físico tradicional de sala de aula vai sendo substituído pela utilização de espaços presenciais, virtuais; a figura do professor que incorpora as informações a serem transmitidas muda para a visão do mediador, facilitador, gestor que auxilia o aluno na construção da aprendizagem deste, surgindo, assim, a concepção de aprendizagem colaborativa, com alunos auto-suficientes, maduro e auto-motivado.

Mesmo com várias mudanças ocorridas na sociedade em especial na educação, constatamos que as desigualdades ainda existem e que a educação, um direito de todos, garantida na constituição, não é uma realidade em nosso país. Muitos ainda não têm acesso à escola, por vários fatores – econômicos, sociais, cultural etc. – o que dificulta a tão cobrada formação consistente exigida hoje pelo mercado de trabalho. Para atender as exigências das empresas o trabalhador tem que ser polivalente, ter um conhecimento e domínio de habilidades para o exercício de varias tarefas.

A EAD surge como uma forma de superação dessas dificuldades, ampliando e estendendo o acesso á educação nos diferentes níveis a quem não tem acesso ao ensino presencial. Principalmente favorecendo a qualificação profissional a docentes que já se encontram exercendo sua função sem a devida qualificação exigida pela LDB.

O professor Pedro Demo ao ressaltar a importância desta modalidade alternativa de educação faz uma distinção entre os termos ensino e educação a distância: 

A educação à distância será parte natural do futuro da escola e da universidade. Valerá ainda o uso do correio, mas parece definitivo que o meio eletrônico dominará a cena. Para se falar em educação à distância é mister superar o mero ensino e a mera ilustração. Talvez fosse o caso distinguir os momentos, sem dicotomia. Ensino à distância é uma proposta para socializar informação, transmitindo-a de maneira mais hábil possível. Educação à distância, por sua vez, exige aprender a aprender, elaboração e conseqüente avaliação. Pode até conferir diploma ou certificado, prevendo momentos presenciais de avaliação. Sobretudo cursos de aperfeiçoamento serão futuramente quase todos à distância. (1994, p.60). 

Concordando com as considerações acima doravante se utilizará à nomenclatura educação à distância por considerá-la mais abrangente e implicar não somente na transmissão de informação, mas também no processo de construção do conhecimento. Trata-se de refletir de forma crítica e criativa sobre a própria percepção e apreensão da informação.

Uma grande quantidade de alunos, principalmente adultos, ao mesmo tempo em que tem uma enorme necessidade de prosseguir seus estudos ou de aperfeiçoar-se, por motivos variados, principalmente a falta de condições de subordinar-se à disciplina de horários e locais das escolas presenciais, não conseguem acesso ao ensino. No caso daqueles que já tem uma profissão e estão trabalhando em horário integral, é quase impossível compatibilizar seus horários profissionais e suas responsabilidades familiares com um novo curso. Assim, a educação a distância aparece como um novo paradigma de ensino, dando-lhes oportunidade de acesso a um novo saber e uma nova perspectiva de vida, formando e aperfeiçoando profissionais de novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com