TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da alimentação saudável na nossa vida

Por:   •  14/4/2018  •  Resenha  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da alimentação saudável na nossa vida

Bom dia alunos! Vcs sabem do que vamos falar hoje?

Uma coisa muito importante: alimentação saudável

E vcs sabem porque é importante se alimentar bem? Isso para não ficar doente, que mais ? para ficar forte isso mesmo.

 É essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente. Quando somos crianças, nossa alimentação é voltada para o crescimento de nossos ossos, pele, músculos e órgãos.  Nessa fase brincamos, pulamos, aprendemos a ler e a escrever, entre várias outras coisas, por isso uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisamos de energia necessária para todas essas atividades. É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que “aprendemos” a gostar ou não de certos alimentos.

Vcs sabem quais são as comidas saudáveis? Isso verduras, frutas? Quais mais são saudáveis? Arroz, feijão isso. Esses são alimentamos que realmente nos fazem bem, que podemos comer todos os dias.

E agora vcs sabem quais são os alimentos que não fazem bem? que devemos evitar? lanches, salgadinhos, quais mais? Os que vem em lata, isso mesmo esses alimentos enlatados  que com muitos conservantes para não estragarem e por isso não fazem bem, muito bem parabéns,

Vamos falar mais agora sobre as frutas,

Quais as que vcs conhecem? Banana, maça, goiaba, melancia, quais mais? Caju, abacate, abacaxi, isso mesmo, e essas frutas fazem bem para saúde? Sim, sim, isso mesmo crianças são alimentos que devemos consumir sempre que podemos, e vcs sabem porque as frutas fazem tao bem a saúde? Porque são docinhas, também mais fazem bem porque : Elas são ricas em vitaminas, sais minerais, fibras, são coisas que deixam nosso organismo forte, resistente, importantes para o sistema imune, para não pegarmos doenças frequentemente, tipo gripe, e além de nos fazer muito bem são doces e saborosas.

3)  O que vocês mais gostam de comer: verduras ou legumes?

4) Como uma alimentação pode ser saudável?

5)  O que é preciso comer para ficar saudável?

6)  O que você come?

Promover uma alimentação saudável é considerado um eixo prioritário de ação para promoção da saúde e, neste contexto, o ambiente escolar é apontado como espaço fundamental para a criação de documentos nacionais e legislações (BRASIL, 1999; CONSEA, 2004). CONSEA. Alimentação e educação nutricional nas escolas e creches. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 2. ed., 2004, Olinda. Relatório final. Olinda, 2004.

A educação para a saúde deve se iniciar nas idades da pré-escola (Educação Infantil) e escolar (Ensino Fundamental) devido a sua maior receptividade e capacidade de adoção de novos hábitos e, ainda, porque as crianças se tornam excelentes mensageiras e ativistas de suas famílias e comunidades (GOUVÊA, 1999). GOUVÊA, E.L.C. Nutrição, saúde e comunidade. Rio de Janeiro, Revinter, 1999.

Segundo Danelon et al. (2006) o ambiente escolar influencia a formação da personalidade e, consequentemente, nas suas preferências alimentares. DANELON, M. A. S; DANELON, M. S; SILVA, M. V. Serviços de alimentação destinados ao público escolar: análise da convivência do Programa de 31 Alimentação Escolar e das cantinas. Rev. Segurança Alimentar e Nutricional,Campinas, v. 13, n. 1, p. 85-94, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (297.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com