TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MEDIAÇÃO TEORIA DOS JOGOS

Por:   •  13/10/2020  •  Resenha  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Tema – Teoria dos jogos

• CONCEITO DE TEORIA DOS JOGOS

A Teoria dos jogos consiste de um dos ramos da matemática que compreende e classificam as disputas, a teoria foi criada inicialmente para estratégias da economia em que as partes envolvidas se engajam no processo de analise de decisões se baseando em sua conduta e na expectativa da conduta da outra parte que interage. Portanto, são duas pessoas que têm de desenvolver estratégias para maximizar seus ganhos, de acordo com certas regras preestabelecidas. Os participantes passam a pensar na melhor estratégia e condição do seu oponente.

O matemático francês Émile Borel, passou a estudar os jogos e inicialmente o jogo de mesa com objetivo de entender o que leva o jogador ao brefe, a interferência do adversário no jogo de pôquer na vez de sua jogada. A idéia de que um jogador, basicamente joga como pensa que seu adversário jogaria. Borel tentou determinar uma estratégia ótima que levaria a vitoria do jogador. Teoria que procura estabelecer métodos para se maximizar o ganho.

Já o grande matemático John von Neumann mudou esta situação. Em 1928, ele demonstrou que todo jogo finito de soma zero com duas pessoas possui uma solução em estratégias mistas, sistematizou e formulou com profundidade os principais arcabouços teóricos sobre os quais a teoria dos jogos foi construída, com isto, a teoria dos jogos invadiu a economia e a matemática aplicada. Essa teoria consiste que um dos competidores, para ganhar, deve levar necessariamente o adversário à derrota. Nesse sentido, para Von Neumann, sua teoria seria totalmente não cooperativa, o conceito de "processo competitivo" seria reestruturado em termos de mecanismos onde os agentes econômicos atuam estrategicamente.

Em 1950, o matemático John Forbes Nash Júnior teoria dos jogos não-cooperativos e para a teoria de barganha. Nash provou a existência de um equílıbrio de estratégias mistas para jogos não-cooperativos. A teoria dos jogos ganhou mais uma versão saiu da “Se cada um lutar para garantir uma melhor parte para si, os competidores mais qualificados ganhariam um maior quinhão” para “Se todos fizerem o melhor para si e para os outros, todos ganham”, sim formular a estratégia: o individual e o coletivo.

A teoria dos jogos tem apresentado uma maneira clara de como podemos visualizar uma tomada de decisão com sua probabilidade sendo de maneira competitiva ou cooperativa, visando o tipo de circunstancia estabelecido pelas partes envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com