TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZACÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE

Por:   •  5/11/2015  •  Resenha  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  3.364 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TIRADENTES

DIREITO

SABRINA SANTOS DA CRUZ

RESENHA

A ORGANIZACÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE

LAGARTO

2015

SABRINA SANTOS DA CRUZ

RESENHA

A ORGANIZACÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE

Resenha apresentada ao Curso de Direito sob

orientação do prof Auro de Jesus, como um dos

pré- requisitos para avaliação da disciplina de

Metodologia Científica.

LAGARTO

2015

Antônio Joaquim Severino. Metodologia do Trabalho Cientifico. 22ª São Paulo: Cortez Ltda, 2002.

   

    Antônio Joaquim Severino professor titular, aposentado, de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, ora atuando como docente colaborador. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na PUCSP, apresentou seu doutorado, defendendo tese sobre o personalismo de Emmamuel Mounier, em1972. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Em 2003, prestou concurso de titularidade. Dentre suas publicações, destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educação, ideologia econtra-ideologia. (EPU, 1986); Métodos de estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996);

    Neste primeiro capitulo da metodologia cientifica foi exposto aos alunos a oportunidade de aprender e conhecer os benefícios da matéria. Entretanto o autor abordou que o intuito maior é incentivar os alunos a estudar por meio da tecnologia, aderindo formas e técnicas para melhorar os estudos e elaborações de trabalhos nesse processo acadêmico.                                                                                    

    De inicio explicou o significado da matéria, e como foi exposto, “é o caminho do saber” com técnicas e procedimentos que tende a melhorar o raciocínio lógico, critico, analítico e sistemático. Entretanto, é preciso que cada aluno se comprometa a estudar procurando horários específicos, tendo vontade, dedicação e principalmente estabelecendo uma hierarquia de valores em sua vida.                                                                                                                                

    Além disso, lembrou que a leitura é fundamental para conseguir usufruir os conteúdos com mais êxito. Pois essa passagem além de propiciar conhecimentos permite que os alunos pratiquem as técnicas que são fundamentais. Pois é necessário praticar a releitura, o sublinhamento, e ao final fazer esquemas, pois só assim, manterá os assuntos mais fixos e bem mais elaborados. Apesar de que não são só estas técnicas para o autor, mas como também as técnicas de analisar, resumir e fichar. Essa utilização é uma forma de aproveitamento, onde formara em cada aluno ideias diferentes, e como já foi dito tornara os pontos de vistas mais critico, sistemático e analítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com