TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE

Por:   •  10/4/2018  •  Dissertação  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

PATRÍCIA RODRIGUES DO NASCIMENTO

PEDAGOGIA 1º SEMESTRE

A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE.

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia e técnicas do estudo sob orientação do Prof. Dr./Me (Ma)/Esp. Liliane Cury Sobreira

Ribeirão Preto

2018

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

1 OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO...............................................................5

1.2 Tipos de instrumentos de trabalho......................................................................6

1.2.1 A exploração dos instrumentos de trabalho....................................................6

1.2.2 A documentação como pratica do trabalho cientifico....................................6

2 A DISCIPLINA DO ESTUDO................................................................................7

CONC LUSÃO............................................................................................................7

REFERENCIAS..........................................................................................................8


INTRODUÇÃO

Quando se inicia a vida do ensino superior para o estudante, ele se encontra diante de varias mudanças , exigências especificas para a continuidade de seus estudos. Continua-se a sua vida didática , assim como ele aprendera com seus estudos anteriores. O aluno precisa se conscientizar que seu processo , passa a depender fundamentalmente dele mesmo.

O estudante deve se empenhar para projetos e trabalhos individuais ,, com auxílios de vários instrumentos ,que serve de base para seus estudos , e aprendizagem em sala de aula. Mediante a isso a presença física as aulas e o cumprimento de tarefas , se dispõe ao material de trabalho para a sua exploração.

        

1 OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO

A formação trata-se de atividades praticas, de laboratórios ou de campo, e normalmente varias áreas exigem essa pratica profissional. Antes de é necessário uma aula teórica , com  o intuito justificativo desse ensino, iniciando assim a aprendizagem na universidade, esse estudo é feito em sala , são fundamentalmente bibliográficos. Essa forma de estudo precisa ser adquirida pelo aluno, que encontra na biblioteca de sua própria universidade ou em outras bibliotecas. Ele precisa ter outros meios de aprendizagem de acordo com sua área especifica, como, revistas, textos introdutórios, livros, etc. Com a finalidade de desenvolver a aprendizagem. Servem para complementar a exposições de seus professores, e fornecem o primeiro instrumento de trabalho. Na medida que se avança os estudos , isso se forma sua biblioteca pessoal, onde o estudante recorre quando necessário .

O universitário precisa passar por um processo que p ensine a pensar, para os professores executar essa tarefa não é fácil, pois não basta ser um grande especialista, precisa aprender a ser também um mestre e saber conduzir o aluno para a descoberta da aprendizagem.


1.2 Tipos de instrumentos de trabalho

É importante que o aluno assine revistas que o matem atualizado sobre pesquisas de sua e outras áreas, essas revistas eleva seu conhecimento de sua especialidade, e seu desenvolvimento dinâmico, por isso a importância de se criar um acervo para o próprio estudo, com informações bibliográficas , além de dados sobre a vida cientifica e cultural.

É extremamente importante que se estimule a participação dos alunos em atividades extraescolares,  como tais livros e revistas , como base para estudos e pesquisas, com o objetivo de ampliar o referencial teórico.  Encontramos também recursos eletrônicos que serve de base para ajudar o estudante.

1.2.1 A exploração dos instrumentos de trabalho

Esses matérias didáticos deve ser considerado como base , e complementara os dados adquiridos através de atividades de classe.

1.2.2. A documentação como pratica do trabalho cientifico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com