TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PETIÇÃO DE JUNTADA

Por:   •  9/5/2022  •  Dissertação  •  4.156 Palavras (17 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

ÉRICA MESQUITA DE SOUZA

Cuiabá-MT

2021

ÉRICA MESQUITA DE SOUZA

A LEI MARIA DA PENHA:

EFICÁCIA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ-MT.

A LEI MARIA DA PENHA:

EFICÁCIA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ-MT.

Projeto apresentado ao Curso de Direito da Instituição Universidade de Cuiabá - Unic.

Orientador: Marina Bravo

Cuiabá, 17 de Novembro de 2021.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇAÕ .......................................................................................... 06

2.   VIOLENCIA DOMÉSTICA ....................................................................... 06

2.2 O PROBLEMA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ............................................... 06

2.3 VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO BRASIL .................................................... 09

3.  A LEI MARIA DA PENHA ......................................................................... 09

3.1 FORMAS DE AMPARO ÀS VÍTIMAS ....................................................... 10

4. MEDIDAS PROTETIVAS ........................................................................... 11

4.1 PROTEÇÃO LEGAL PARA AS VÍTIMAS ................................................. 11

5.0 PRODUTIVIDADES DAS MEDIDAS PROTETIVAS EM CUIABÁ-MT.....12

6.0 INDICE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM CUIABÁ .............................. 13

6.1 INDICE DA VIOLÊNCIA EM 2019 E 2020 ................................................ 13

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS .........................................................................15

8. REFERÊNCIA ...............................................................................................17

RESUMO

O presente artigo com o tema “a Lei Maria da Penha: eficácia no âmbito do município de Cuiabá-MT”, o que se pretendeu foi realizar uma análise da eficácia da lei popularmente conhecida como Maria da Penha, no âmbito do município de Cuiabá-MT. nosso objetivo é trazer uma reflexão sobre a aplicação da referida lei no município, refletindo sobre sua eficácia, bem como apresentar uma narrativa sobre a lei 11.340/2006 no Brasil. O artigo está dividido em três capítulos; inicialmente abordaremos a problemática da violência doméstica no Brasil; posteriormente falaremos sobre aspectos da lei, bem como as formas de amparo às vítimas de violência doméstica no âmbito doméstico e familiar e finalizaremos trazendo uma apresentação sobre aspectos das medidas protetivas.

Palavras-chave: Lei Maria da Penha, mulheres, vítimas de violência doméstica no Brasil, eficácia.

ABSTRACT

The present article with the theme "the Maria da Penha Law: effectiveness within the municipality of Cuiabá-MT", which intends to carry out an analysis of the effectiveness of the law popularly known as Maria da Penha, within the municipality of Cuiabá-MT. Our objective is to reflect on the application of the law in the municipality, reflecting on its effectiveness, as well as presenting a narrative about Law 11,340/2006 in Brazil. The article is divided into three chapters; bulletin will address the issue of domestic violence in Brazil; Afterwards, we will talk about aspects of the law, as well as ways to support victims of domestic violence in the domestic and family sphere, and we will end with a presentation on aspects of protective measures.

Keywords: Maria da Penha Law, women, victims of domestic violence in Brazil, effectiveness.

1. INTRODUÇÃO

        O presente projeto tem por objetivo falar sobre a Lei Maria da Penha como forma de amparo e proteção às vítimas que sofrem ou sofreram algum tipo de violências domésticas. É oportuno trazer o entendimento dessa lei, bem como a sua aplicabilidade e quais são os seus efeitos no Poder Judiciário.

       De forma específica traremos à baila a diferença é que a lei trás as vítimas já que são muito diferentes a suas características, apontaremos como era a aplicabilidade da implantação da Lei Maria da Penha n° 11.340/2006 e como é atualmente, além disso, trataremos a respeito de sua eficácia, com base em estatísticas reais de sua aplicabilidade através de estudo nas delegacias da mulher no município de Cuiabá /MT.

        Justificamo-nos em razão do tema proposto, uma vez que a Lei Maria da Penha como método de segurança as mulheres ganharam lugar na aplicação forense da psicologia jurídica e há pouco tempo adentrou nosso ordenamento jurídico brasileiro, precisamente na Lei 11.340/2006. E a “tendência” tornou-se observância no Poder Judiciário, e com isso, é de suma importância que nós acadêmicos possamos acompanhar as mudanças a começar pelas políticas públicas que é o nosso “tubo de ensaio” digamos assim.

       À pesquisa, fora adotada através da leitura textual da legislação pertinente e utilizadas 03 (três) doutrinas atuais de Vocabulário Jurídico do autor Plácido, Violência Doméstica dos autores Rogério Sanches Cunha e Ronaldo Batista Pinto e Lei Maria da Penha da autora Valéria Diez Scarance Fernandes. Bem como 1 (uma) a Lei seca disponível no site Planalto, bem como outros site de notícias e documentários que poderão vir a ser extraídos de site oficial da Delegacia da Mulher e informações fornecidas pela própria delegacia. Todas as referências adotadas estão dispostas ao final.

 2. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

 2.2 O PROBLEMA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Considerado como violência de magnitude no âmbito global, o fenômeno violência doméstica atinge todas as classes social inclusive o Estado, alcançando o âmbito público e privado. Este fato refere se ao uso da força física, psicológica, intelectual, financeira e tantas outras submetidas ao outro na intenção de fazer algo a fim de beneficiar a si mesmo.

De acordo com DIEZ, (2021, p. 61) “Trata-se de uma violência específica e de difícil apuração)’’. Este contexto de relações em que a submissão e domínio existente geralmente entre homens e mulheres faz com que cresça a discriminação destas, fortalecendo a condição ou o sentimento de inferioridade, motivando a violência doméstica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com