TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROMOÇÃO A SAUDE

Por:   •  13/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO ESPECIALIZAÇÃO IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Promoção da saúde e prevenção da violência na escola.

Aliete Oliveira dos Santos - lieteoliveira@gamil.com

        Na escola atual, sabe-se que a violência tem se revelado de forma assustadora afligindo toda a comunidade escolar, destacando-se em formas específicas, ou seja: na escola (aquela que acontece entre alunos, de alunos para com a escola, e da escola contra os alunos). Uma segunda forma é a violência da escola (revelada de forma simbólica) e pôr fim à violência contra a escola (emergente da falta de apropriação e controle do profissional docente através de diversos fatores e da desvalorização social da comunidade para com a escola).

        Na Escola Estadual Judith Bezerra de Melo, na cidade do Natal, Estado do Rio Grande do Norte, a forma de violência que mais se destaca é a violência na escola, principalmente entre alunos e de alunos contra a escola. Essa forma de violência facilmente é identificada, visto se revelar nas agressões verbais e até físicas entre os alunos, depredação dos bens estruturais da escola, menosprezo dos alunos para com a equipe de apoio além da clara hostilidade de aluno para com os professores e de professor para com alunos "transgressores". São formas comuns de violência o vandalismo, as pichações, adjetivos pejorativos entre alunos e aos professores, furtos de material não apenas de alunos, mas também de professores. Nesse sentido, algumas iniciativas são desenvolvidas no sentido de prevenir a violência e promover a cultura da paz e consequentemente qualidade de vida a partir da escola e se expandindo a comunidade na qual se localiza.

        Em face da escola ter como público alvo alunos de ensino fundamental I, fundamental II, ensino médio e EJA, a faixa etária dos alunos vai do adolescente ao adulto e assim as iniciativas são pensadas de maneira a atingir ao máximo todo o contexto da escola.

        Um dos anseios da comunidade escolar é a conclusão de sua quadra poliesportivas que desde a fundação da escola, especificamente a 33 anos, encontra-se em construção e com isso, há uma carência de espaço para a prática de esporte. Entendemos que as quadras poliesportivas nas escolas são fundamentais para garantir a prática esportiva no desenvolvimento de habilidades de crianças e adolescentes essenciais aos cidadãos. Com isso, foi mais uma vez assinada no último dia dezenove de julho a ordem de serviço para a conclusão da quadra da escola.

        Nossa escola também é participante do Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, que aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macro campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

        A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada. A área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

        Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

        A escola busca criar um espaço coletivo de aprendizado, de maneira democrática dentro das condições da realidade do ensino público norte-rio-grandense.

        Outra importante iniciativa são os jogos intercalasses, apesar de sua realizar em espaço descoberto, temos tido ótimos resultados no sentido da socialização entre os alunos.

[pic 2][pic 3]

Fotos: Blog da escola.

         A escola e o professor são fundamentais nesse processo, visto que estão em constante interação com os alunos e por estes se encontrarem em processo de desenvolvimento e aprendizagem. Nesse sentido, cabe-nos direcionar estratégias que venham promover escolhas seguras para a direção a ser seguida. Paulo Freire (1996) já sinalizada essas prerrogativas quando afirmou:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (465 Kb)   docx (394.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com