TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DE VALOR SÃO LEOPOLDO

Por:   •  25/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

AMANDA EVALDT

AMANDA MIELCZARSKI

CARLA ZITZKE DOS SANTOS

DOUGLAS M.

JACSON DIRCEU DE AGUIAR

TAÍNA NUNES

PROPOSTA DE VALOR

SÃO LEOPOLDO

JUNHO DE 2018


  1. INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido tem como objetivo a sustentabilidade, na qual os clientes usuários de nossos produtos estão contribuindo para a redução do desperdício de recursos naturais e ainda sim obtendo satisfação no uso dos produtos.

O Mundo Mais Limpo surgiu a partir de um empreendimento de economia solidária, em que há dez anos segue seus princípios formando uma cooperativa de trabalho. Constituído por mulheres do município de São Leopoldo, que tem por finalidade a obtenção de recursos econômicos e emancipação social, através da produção e venda de produtos de limpeza ecológicos, feitos à base de óleo de cozinha reciclado.


  1. CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO

A cooperativa deu-se início no ano 2007, em que a cooperada Carol realizou pesquisa numa comunidade e verificou a dificuldade de inclusão de um grupo de mulheres no mercado de trabalho, talvez pela baixa escolaridade. A ideia sempre foi realizar algo em conjunto.

Esse grupo de mulheres juntamente com o IHU- Unisinos e empreendimentos já assistidos pelo projeto passaram aproximadamente 2 meses em rodas de conversas procurando ideias. Foi então que a CARITAS-NH levantou a oportunidade de produzir produtos de limpeza a partir de óleo de cozinha usado.

No ano de 2009, acontece a assinatura do termo de adesão na Economia Solidária do projeto Mundo+Limpo já como associação. No mesmo ano a cooperativa é incubado pela TECNOSINOS-UNISINOS. Até então o óleo era coletado de porta em porta, mas o projeto UNISOL o óleo usado começou a ser incluso na coleta seletiva que então passa a ser entregue direto na associação.

Atualmente a cooperativa conta com a parceria da SAP, STIHL, UNISINOS e a Comunidade Missionária de Cristo Ressuscitado. O Mundo+Limpo continua gerando renda a partir de uma economia solidária, do óleo reciclado que é entregue diretamente ao grupo de mulheres que trabalham lá, produzindo sabão, produto de limpeza pesada e velas aromatizadas e personalizadas, que estão disponíveis para compra em seis pontos em quatro diferentes cidades.


  1. O SEGMENTO DE CLIENTES ESCOLHIDO

  1. A PROPOSTA DE VALOR
  • Qual o valor que nós entregamos para o cliente?

Sustentabilidade, na qual os clientes usuários de nossos produtos estão contribuindo para a redução do desperdício de recursos naturais e ainda sim obtendo satisfação no uso dos produtos.

  • Quais os problemas dos nossos clientes que estamos ajudando a resolver?

Estamos tentando resolver os problemas relacionados com o meio ambiente, com a saúde e com o dinheiro. Pois grande parte produtos de limpeza possuem uma mistura de compostos químicos não biodegradáveis, que ao serem descartados, vão parar em cursos d’água, podendo contaminar tanto o solo quanto a água, matando animais, plantas e baixando a qualidade da água. Os mesmos compostos presentes, considerável em concentrações baixas, podem agredir a pele, unhas, mucosas e causar alergias respiratórias. Além de não agredir a saúde e nem a natureza, os clientes economizam dinheiro na hora da compra por ser um produto mais barato.

  • Quais as necessidades dos clientes que estamos satisfazendo?

Procura-se suprir as necessidades de limpeza e de descarte de óleo, o reaproveitando. Em que usando um produto ecológico para limpar, é possível de se obter os mesmos resultados e ainda sim contribuindo com a redução da poluição dos rios e solo.

  • Que pacotes de produtos e serviços que estamos oferecendo para cada segmento de clientes?

Oferecemos diversos produtos de qualidade e sustentabilidade aos clientes, tais como: Sabonetes, Sabão Pedra, Velas cilíndricas, velas de flores, Velas de flores flutuantes, velas para ocasiões especiais, velas personalizadas, produtos de limpeza pesada.

Disponibilizamos aos clientes e colaboradores a compra dos produtos através do site e pessoalmente. A cooperativa tem pontos de coleta do óleo.

Mas conforme a demanda de nossos clientes temos uma nova proposta totalmente sustentável, que é ficaria dentro das necessidades de todos os cliente, e que seria viável para ambas as partes a Tele busca e entrega. Buscaríamos o óleo usado no mesmo momento (frete) da entrega do produto adquirido, assim tornando de fácil acesso pra entrega do óleo usado para o Mundo mais Limpo, aumento o numero de entrega de óleos usado, e teríamos 2 serviços em só momento baixando custo do cliente e da Mundo mais limpo .

  • Quais os diferenciais (características)?

Os diferenciais do produto são as vantagens e benefícios exclusivos que ele apresenta para seus consumidores. E os mesmos apresentado pela Mundo Mais Limpo são:

             Desempenho: é uma maneira tradicional de criar valor.

Personalização: adequação de produtos e serviços às necessidades específicas de clientes individuais ou segmentos de cliente.

Design: um produto pode se destacar por seu design superior.

       Preço: oferecer valor por um preço menor é uma maneira comum de satisfazer as necessidades dos segmentos que esse fator interessa.

Redução de custo: ajudar o cliente a reduzir custo é uma foram de gerar valor. Redução de risco: clientes valorizam a redução de riscos ao adquirir produtos e serviços.

Conveniência/usabilidade: deixar os produtos mais convenientes ou fáceis de utilizar pode criar valor substancial.


  1. CONCLUSÃO

  1. REFERENCIL BIBLIOGRÁFICO

  1. ANEXOS

Persona Nº 1: Ambientalistas

Características demográficas: Geólogo, 25 anos, Geologia, Masculino. Apresenta espirito de liderança, proativo e dinâmico, disciplinado, responsável e organizado.

  • O que ela sente e pensa? Ter um papel ativo na sociedade que faça importância no círculo próximo de influência.
  • O que ela escuta? Cuidado do meio ambiente, observar ao despojo do resíduo dos seus produtos, ver visão da empresa, sua atividade na comunidade.
  • O que ela vê? Consumismo desenfreado para produtos poluentes, não verificado a logística reversa de seus produtos.
  • O que ela diz e faz? Ideal ter coisas naturais, procura se informar sobre a política da empresa.
  • Dor: Alto custo, pouca divulgação, locais remotos.
  • Ganhos: Divulgação de algo melhor, maior consciência ecológica.

Persona Nº 2: Dona de Casa

Características demográficas: Ensino Médio Completo, 55 anos, Dona de Casa, Feminino. Apresenta disposição física, organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com