TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Petição de Direito Penal

Por:   •  9/3/2017  •  Tese  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Modelo de resposta à acusação:

Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito da... Vara Criminal da Comarca Fortaleza- CE.

Gabriela, já qualificada nos autos, vem, por seu advogado, oferecer RESPOSTA À ACUSAÇÃO, com fundamento no artigo 396 e 396-A do Código de Processo Penal, pelas razões a seguir expostas:

  1. Dos Fatos

De acordo com a denúncia, no dia 24 de Dezembro de 2010, a denunciada subtraiu 02 (Dois) Pacotes de Macarrão do “Supermercado”, conduta presenciada pelo Fiscal de Segurança, que a abordou no mercado em que ela deixava o estabelecimento comercial sem pagar pelos bens, e apreenderam os dois produtos escondidos. Logo após em sede policial, Gabriela confirmou os fatos, reiterando a ausência de recursos financeiros e a situação de fome e risco físico de filho.

O Ministério Público, então, ofereceu denúncia em seu desfavor, com fundamento no artigo 155 do Código Penal.

  1. Do Direito

No entanto, a acusação não merece prosperar, pois falta justa causa, conforme exposição a seguir:

  1. Preliminar

Da nulidade do recebimento da petição inicial: como se vê, a acusada praticou o fato amparado por causa de exclusão da ilicitude – estado de necessidade, prevista no artigo 24 do Código Penal -, visto que a subtração se deu como última medida para evitar a morte por inanição. Destarte, a denúncia não poderia ter sido recebida, com fundamento no artigo 395III, do Código de Processo Penal.

  1. Mérito

Além disso, ainda que recebida a petição inicial, deve ser absolvido sumariamente a denunciada. Como já exposto, a conduta foi praticada com amparo em causa de exclusão da ilicitude, sendo imperiosa a absolvição sumária, com fundamento no artigo 397I, do Código de Processo Penal.

Ademais, é inegável que a conduta se deu nos moldes do instituto da insignificância, causa de atipicidade material da conduta, devendo a denunciada ser absolvida nos termos do art. 397III, do Código de Processo Penal.

  1. Do Pedido

Diante do exposto, a ré requer a rejeição da petição inicial, com fundamento no art. 395III, do Código de Processo Penal. Caso, no entanto, Vossa Excelência mantenha o recebimento, requer a absolvição sumária da ré, com fundamento no art. 397, incisos I e III, do Código de Processo Penal, em virtude do estado de necessidade e do princípio da insignificância. Por derradeiro, caso os pedidos não sejam acolhidos, pede a intimação das testemunhas ao final arroladas.

Pede deferimento.

Comarca..., data...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com