TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Escravistas

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Cite e explique três características do modo de produção escravista comparando-as com três características do modo de produção feudal.

R; Os senhores feudal também detinha a força o trabalho dos escravos mas para os meios de produção como elencadas de minas, terras, gado, instrumentos de produção. O Resultado da combinação entre sua força de trabalho e seus meios de produção, de certo ponto resultavam em lucro de propriedade destes senhores.

A sociedade Feudal se constituía pelos senhores x servos. Neste regime, os senhor feudal já não possui mas escravos, mas sim trabalhadores livres. A quem tinha troca por terras para ter moradia, agricultura e pecuária para conseguirem se manter.  Ainda hoje existem alguns lugares no Brasil que ainda existe o sistema feudal só que mais escondido, infelizmente.

  1. Tanto o modelo taylorista-fordista quanto o modelo toyotista (japonês) inserem-se no modo de produção capitalista, de modo que, até hoje, podemos encontrar características desses modelos nas relações de trabalho atuais. Descreva um trabalho que você tem ou teve (se nunca trabalhou, pode usar como exemplo o trabalho de alguém próximo à você) explicando características (pelo menos duas) do modelo taylorista/fordista e/ou do modelo toyotista presentes nesse trabalho.

R; Um exemplo de modelo Fordista; Podemos citar a empresa como o                 Mc Donald’s, pois nesta empresa encontramos a divisão e a racionalização do trabalho feito, por equipes sem a devida qualificação determinada, devido ao baixo custo de mão de obra para a empresa, pois eles priorizam o baixo custo do que ter pessoas qualificadas para o cargo pois gastar menos importa mais que ter uma qualidade melhor para a empresa.

No modelo Toyotista; há flexibilização da produção para não ter custos mais altos, como a utilização de maquinas automáticas que com qualquer ocorrência que houver desligar automaticamente, como dizem para evitar gastos e os trabalhos começar a ser efetuados em grupos e geridos por meio de líderes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com