TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proposito dos Sete Saberes

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 3

A PROPÓSITO DOS SETE SABERES

                                     

                                     

MORIN, Edgar. A propósito dos sete saberes. In: _______. Educação e complexidade: Os sete saberes e os outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002. P.75-102.

Edgar Morin, nasceu em Paris, em 8 de julho de 1921, é um sociólogo e filósofo francês. Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia. É considerado um dos principais pensadores sobre a complexidade. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O Método (6 volumes), Introdução ao Conteúdo Complexo, Ciência com Consciência e Os Sete Saberes Necessários para a Educação do Futuro. Durante a Segunda Guerra Mundial, participou da Resistência Francesa. É considerado um dos pensadores mais importantes do século XX e XXI.

O conhecimento

  O problema do conhecimento é importante, entretanto é necessário ensinar que todo o conhecimento é tradução e reconstrução. Ele é marcado pela cultura (país, escola, valores, etc.). Para aqueles que irão se deparar com um mundo onde tudo passa pelo conhecimento – jornais, internet, manuais escolares - é necessário ensinar que há um risco permanente de ilusões, erros, e tentar mostrar quais são suas raízes e causas.  

O conhecimento pertinente

  O verdadeiro problema não é o da informação quantitativa, mas o da organização da informação. Devemos situar as informações num contexto global, geográfico e histórico, para um melhor entendimento.

Condição humana

  Não é nos ensinado o que é a condição humana, nossa identidade de ser humano, apenas sabemos que, o conhecimento da condição humana, não se resume às ciências, ele implica em uma extraordinária unidade genética, anatômica e cerebral, permitindo assim a diversidade dos indivíduos. A literatura e a poesia também desempenham um papel fundamental nesse conhecimento, enquanto a literatura nos ajuda a não nos satisfazermos apenas com a ciência, a poesia nos põe em contato com fantásticos estados de maravilhamento.  

A compreensão humana

  A explicação entende o ser humano como um objeto. A compreensão visa entender o ser humano não apenas como objeto, mas como sujeito. Sofremos mais de uma carência de compreensão, do que de explicação.

A incerteza

  Permanece nos dias atuais, a ideia de que só as certezas devem ser ensinadas, mas precisamos aprender e enfrentar a incerteza, que é o que realmente nos ensina; a ciência moderna tem procurado cada vez mais, negociar com o incerto, pois, a incerteza é uma das maiores conquistas da consciência, porque a aventura humana, sempre foi desconhecida.  

A era planetária

  Nos dias de hoje, a ideia de uma cidadania terrestre se manifesta por meio de organizações e associações. É difícil compreender nossa época, porque há um atraso da consciência no que diz respeito ao acontecimento vivido. Nada se compreende. E ainda vivemos sem compreender o mundo. Mas, se não podemos compreender o mundo, tentamos, ao menos, não ter uma visão limitada, para não compreender por um único instrumento técnico ou econômico.

A Antropoética

  A sociedade no geral, se apresenta sem cultura, normas e leis. A ética nos conduz à ideia de democracia, isso implica que, pelas eleições, os próprios cidadãos possam mudar seus controladores. As democracias não se encontram asseguradas no mundo, havendo grandes repressões que podem ser atribuídas ao reinado dos especialistas em conhecimento, à perda de posse dos cidadãos. O indivíduo, diz respeito à ética do gênero humano, à perspectiva de civilizar a Terra, com o objetivo da cidadania terrestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com