TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Geral Experimental

Por:   •  20/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 9

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro  

Campus Nilópolis  

Bacharelado em Química  

Disciplina: Química Geral Experimental 2  

 

 

  

 

   

 

PRÁTICA 3: APLICAÇÕES DA TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

 

 

 

 

  

KATHLEEN HANNA SILVA DE ANDRADE  

MARIANA SOARES DA SILVA ALONSO  

 

PROFESSORAS: ALINE VIANA COELHO E JACYRA GUIMARÃES FAILLACE  

 

 

    

 

 

NILÓPOLIS  

2022/2  

  • Objetivos

Aplicar a técnica de titulação ácido-base na determinação da pureza e controle de qualidade da produção da soda cáustica (comercial) e do vinagre (comercial).

  • Introdução

As titulações ácido-base ou titulações de neutralização são amplamente utilizadas para se determinar a concentração de analitos constituídos de ácidos ou bases ou que podem ser convertidos nessas espécies por meio de tratamento adequado. [1]

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é uma substância alcalina altamente tóxica e corrosiva, sendo muito perigosa aos animais e humanos, pois em contato com a pele pode provocar queimaduras severas e danos graves aos olhos. [2]

A alta capacidade corrosiva da solução é efetiva para desbloquear os tubos, pois proporciona desentupimento. [3] Possui também alta capacidade de neutralização da poluição, limpeza em geral e remoção de ácidos graxos.

O hidróxido de sódio possui ponto de fusão igual a 318ºC, é bastante solúvel em água, essa dissolução é fortemente exotérmica, ou seja, libera muita energia na forma de calor.

[pic 1][pic 2]

Imagem 1: fórmula estrutural do hidróxido de sódio (NaOH)

Vinagre é o produto obtido exclusivamente da fermentação acética do vinho que nada mais é do que o produto da transformação do álcool em ácido acético (CH₃COOH) por bactérias acéticas. Pasteur mostrou que sem a participação da bactéria acética não há formação do vinagre. Assim provou: sempre que o vinho se transforma em vinagre, é devido à participação de bactérias acéticas que se desenvolvem na superfície formando um véu.

O vinagre é considerado um condimento, pois a sua principal finalidade é atribuir gosto e aroma aos alimentos. O ácido acético do vinagre é, entre os ácidos orgânicos, o mais dissociável, de onde resulta sua ação favorável à digestão. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético. A legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para vinagre. [4]

  • Materiais

Balança analítica

Balão volumétrico de 250 mL

Bastão de vidro

Béquer de 50 mL (2)

Bureta de 25 mL

Erlenmeyer de 250 mL (2)

Espátula

Funil

Pipeta volumétrica de 25 mL

Pêra

Pissete

Suporte universal

Pipeta graduada de 5 mL

Suporte universal

Clipe de borboleta de alumínio

  • Reagentes

Amostra de soda cáustica comercial

Fenolftaleína

Solução de HCl 0,0901 mol/L padronizada

Amostra de um vinagre comercial

Fenolftaleína

Solução de NaOH 0,1 mol/L padronizada

Água destilada

  • Métodos
  • Parte 1

Para o preparo da solução de soda cáustica pesou-se 1,0 g de soda cáustica na balança analítica, que foi transferida para um béquer de 50 mL e dissolvida com o mínimo de água destilada utilizando um bastão de vidro para completa homogeneização. Com o funil posicionado no balão volumétrico de 250 mL, a solução foi transferida e o volume completado com água  destilada até a aferição do balão no menisco. Então, o balão volumétrico foi tampado e agitado para completa homogeneização.

Para a determinação do teor de NaOH na soda cáustica foi transferido cerca de 10 mL da solução padronizada de ácido clorídrico (HCl) para a bureta de 25 mL e feita a rinçagem, a solução utilizada foi descartada. Com a ajuda de um suporte universal e um clipe de borboleta de alumínio, fixou-se a bureta. Encheu-se a bureta com 25 mL da solução padrão e eliminou-se toda e qualquer bolha de ar que tivesse no interior da solução. Foi verificado se a bureta estava gotejando sem abrir a torneira. Com o auxílio de uma pipeta volumétrica e uma pera, foi transferido 25 mL da solução de soda cáustica para um erlenmeyer de 250 mL e acrescentado cerca de 50 mL de água destilada. Logo após, foram adicionadas 2 gotas de fenolftaleína à solução do erlenmeyer. Com o erlenmeyer posicionado abaixo da bureta e sendo agitado com a mão direita para homogeneizar o sistema reagente, a mão esquerda controlava o gotejamento de HCl. Na primeira mudança de coloração (de rosa para incolor) o volume escorrido na bureta foi: V1= 22,9 mL. Repetiu-se todo o processo mais duas vezes e os outros dois volumes escorridos foram: V2= 23,2 mL e V3= 23,2 mL. Após os cálculos, constatou-se que o volume final de titulante foi de: VF= 23,1 mL.

  • Parte 2

Para a determinação da acidez total do vinagre a bureta de 25mL foi rinçada com a solução padrão de hidróxido de sódio (NaOH) e descartada após rinçagem. Já no suporte universal a bureta foi enchida até o menisco (25 mL), observando-se se não estava gotejando com a torneira fechada e retirando-se qualquer possível bolha de ar que estivesse no interior da solução. 3 mL da solução de vinagre foi transferida para o erlenmeyer de 250 mL e 75 mL de água destilada foi acrescentada. Adicionou-se 3 gotas de fenolftaleína ao erlenmeyer. Com o erlenmeyer posicionado abaixo da bureta e sendo agitado com a mão direita para homogeneizar o sistema reagente, a mão esquerda controlava o gotejamento de NaOH. Na primeira mudança de coloração (de incolor para rosa ) o volume escorrido na bureta foi: V1= 17 mL. Repetiu-se todo o processo mais duas vezes e os outros dois volumes escorridos foram: V2= 17,03 mL e V3= 17,07 mL. Após os cálculos, constatou-se que o volume final de titulante foi de: VF= 17,03 mL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (232.3 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com