TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO ENTRE A CULTURA E A ANTROPOLOGIA

Por:   •  19/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  1.042 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – CCJ

Curso de Direito

RELAÇÃO ENTRE A CULTURA E A ANTROPOLOGIA

Edvania da Silva Bernardino

Matrícula 0823619-4

Professor

Rosendo Amorim

Fortaleza – CE

Setembro, 2017


EDAVANIA DA SILVA BERNARDINO

RELAÇÃO ENTRE A CULTURA E A ANTROPOLOGIA

Resumo de Pesquisa apresentado como exigência da disciplina Antropologia Jurídica, sob a orientação e conteúdo do professor Rosendo Amorim.

Fortaleza – Ceará

2017


1.     JUSTIFICATIVA

O presente resumo vem por meio de aulas expositivas, com bases em textos, nos mostrar as diferenças culturais que estão sempre em pauta nos dias atuais, bem como a superação de conflitos a aceitação de diferenças culturais dentro da nossa sociedade, talvez por meio de tanta tecnologias e avanços que estão tomando de uma nova geração com informações rápidas e de fácil acesso. Que sabe o que temos primeiro a compreender seja o conceito de cultura, tendo assim que ir pelo começo, a antropologia.

Veremos a seguir a melhor compreensão do conceito de cultura entre diferentes olhares da antropologia. Como também saberemos o que é antropologia que ciência é essa que visa entender os fenômenos de comportamento humano.

2.     CONCEITO DE CULTURA

A cultura é um fenômeno necessariamente social, partilhado pelas pessoas de determinados grupo. Não é difícil encontrar grupos partilhando de determinados valores, regras de vida, modo de agir, de falar, de se vestir. Portanto há que se falar que há sim, diferenças e similaridades entres um grupo ou outro. Isto por que a cultura advém da atividade física ou mental que não seja necessariamente da biologia, sim de uma construção social, compartilhada pelos membros de grupo que tem características comuns entre si. Algo que sempre está se prendendo e em constante transformação.

Corroborando com esse entendimento.

“Possuidor de um tesouro de signos que tem a faculdade de multiplicar infinitamente, o homem é capaz de assegurar a retenção de suas ideias eruditas, comunicá-las para outros homens e transmiti-las para os seus descendentes corno uma herança sempre crescente.” Basta apenas a retirada da palavra erudita para que esta afirmação de Turgot possa ser considerada uma definição aceitável do conceito de cultura. (TURGOT, 1727-1781 apud LARAIA, 2001, p. 26-27).

O conceito de cultura é vinculado à Antropologia, mas os antropólogos definem esse conceito de diferentes formas usando uma visão universalista para uma particular.

3.    CONCEITO DE ANTROPOLOGIA

A Antropologia é uma das ciências que busca compreender os fenômenos culturais e pode contribuir para a resolução de conflitos relacionados a tolerância, mostrando, como afirma Da Matta (2001), que o diferente não tem a denotação de inferioridade, mas que indica alternativas e equivalências. O objeto de estudo da Antropologia é a humanidade em toda a sua complexidade.

Dessa forma, trata-se da ciência que assume como paradigma o estudo realizado no contato real com as sociedades a serem estudadas e abre-se para compreender que a relação “eu–outro” pode levar à tolerância e ao respeito entre as diversas dinâmicas culturais, sem que os homens partam para o confronto com o diferente, mas enriqueçam-se a partir das interações entre os grupos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com