TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Lei 13.460

Por:   •  16/6/2021  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

Esta lei estabelece normas básicas para a proteção, participação e defesa dos usuários de serviços públicos diretos ou indiretos pela administração pública e também pelos serviços públicos terceirizados e ela foi criada com fundamento constitucional, uma vez que o artigo 37 da CF/88 diz que o usuário deve participar ativamente da administração pública, principalmente no que diz respeito à forma que este serviço é prestado, seja com reclamações, manutenções ou ainda, uma avaliação da qualidade do serviço público que está sendo prestado.

A lei vale tanto para a administração pública da União, Estados, Municípios e do DF.

É disposto diversos direitos e deveres tanto dos usuários, como da administração pública e seus agentes públicos, como por exemplo, que todo serviço deve ser prestado de forma adequada, regular, contínua, além que deverá ser seguro, atual, cortês e transparente e garantir atendimento por ordem de chagada, garantindo o atendimento preferencial e igualitário, sem que haja qualquer tipo de discriminação, a comunicação previa ao consumidor de que o serviço será interrompido pelo inadimplemento do usuário, deixando claro dia e horário que ocorrerá a interrupção, devendo este ocorrer em horário comercial e também a presunção de boa fé por parte do usuário e também que o próprio agente público poderá autenticar documentos desde que o usuário apresente o original, a não ser que este se encontre ilegível, não sendo possível garantir sua autenticidade, entre outros direitos.

Existe também a obrigatoriedade da chamada “Carta de Serviços ao Usuário” onde irá conter informações importantes para que o usuário possa participar da administração pública, como por exemplo, o serviço prestado, a forma e os requisitos para acessá-lo, tempo de espera, além de locais e formas para caso haja necessidade, o usuário se manifestar acerca da prestação do serviço.

Os usuários devem utilizar destes mecanismos sempre de boa-fé, prestar as informações solicitadas e necessárias, colaborando para que o serviço público seja prestado de forma adequada.

Em hipótese alguma, qualquer tipo de manifestação do usuário será recusada, podendo o agente público responder pela recusa e os procedimentos adotados para a resolução da manifestação deve ser célere e eficaz, devendo a administração pública informar o usuário da tratativa de sua manifestação.

A ouvidoria será o canal para que a participação efetiva do usuário na administração pública. Será como fiscal, a responsável por verificar e corrigir erros que estejam ocorrendo na aplicação direitos previstos nessa lei.

Há também a chamada “Avaliação continuada do serviço público” onde o usuário avalia a prestação e a qualidade dos serviços.

Em resumo, é importante que todo usuário tome conhecimento dessa lei, para que ele possa participar ativamente do serviço público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com