TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revisão Criminal

Por:   •  11/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIO Nº 11  

Bloco de Questões 02

Questão 01

Não agiu corretamente o magistrado tendo em vista que de acordo com o artigo 366 do CPP, o correto seria suspender o processo e o curso do prazo prescricional. Portanto, o juiz não deveria ter determinado o prosseguimento do feito.

Questão 02

A) O crime contra a honra praticado por ambos foi o de difamação  previsto no artigo 139 do Código Penal, pois ao divulgarem por meio dos megafones a vida intima da vítima em frente ao seu local de trabalho atingiram sua honra objetiva,ou seja, a imagem que as pessoas e os colegas de trabalho possuiam dele, sendo  qualificado pela artigo 141, inciso III do CP tendo em vista que o meio empregado facilitou a a divulgação.

B) O advogado de Bruno deve apresentar a peça denominada contrarrazões de recurso em sentido estrito que foi interposto por Juarez. O fundamento legal são os artigos 581, inciso I como recurso cabível para Juarez que teve sua queixa crime rejeitada e o 588 do CPP para a apresentação das contrarrrazões de recurso em sentido estrito pela defesa de Bruno.

C)  Deverá alegar o não provimento do recurso pedindo a manutenção da sentença do juiz a quo tendo em vista que houve a extinção da punibilidade ( art 107, IV do CP) pois de acordo com o principio da indivisibilidade da ação penal privada, e conforme os artigos 49 e 51, ambos do CPP, o perdão concedido a Thiago será extensível  Bruno, pois se o querelante perdoa um dos querelados, o perdão é extensível aos demais querelados, no caso Bruno.

Questõ 03

Sim, Daniel poderá  ser beneficiado pelo recurso de apelação interposto pelo outro réu pois no caso de concurso de agentes, a decisão do recurso por interposto por um dos corréus aproveitará aos demais desde que seja fundado em motivos  que não sejam de caráter pessoal conforme o artigo 580 do CPP, o que é o caso em comento,pois absolvição com base na atipicidade diz respeito ao fato e não ao autor podendo aproveitar desta forma aquele que não recorreu.

Se o fundamento fosse a falta de prova não aproveitaria tendo em vista ser um circunstância de carater pessoal, as provas podem existir para um e em relação ao outro réu o fato estar provado.

Questão 4

A) Deverá ser fomulado o pedido de absolvição com a alegação de que o fato não constitui infração penal com base no artigo 386, inciso III do CPP pois trata-se de crime impossível do artigo 17 do Código Penal, não sendo punível a tentativa de homocídio do caso em comento, tendo em vista que o meio empregado não era eficaz para produzir o resultado,justamente porque o café não continha de fato veneno, pois o suposto veneno, se é que assim pode ser denominado, não era letal, não possuindo  a capacidade de lesionar o bem jurídico vida de Thomas.

 B) O recurso contra a  decisão de pronúncia seria o recurso em sentido estrito previsto no artigo 581 do CPP com fundamento no inciso IV do referido artigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com