TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sedução no Discurso

Por:   •  21/10/2019  •  Resenha  •  7.778 Palavras (32 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 32

Capítulo I – O direito de seduzir e a sedução no Direito

  • O código de ética dos advogados apresenta qual conduta o profissional da aérea deve ter. Mostrando que um advogado deve exercer e aplicar a lei de forma imparcial.
  • O direito por ser uma ciência humana não depende apenas do conhecimento da norma para ser aplicado.
  • Para fazer justiça é preciso entender o fator humano, levando em conta as particularidades de cada caso para conseguir chegar em uma decisão justa.
  • Quando há dúvidas entre as provas, testemunha, laudos e todos os elementos que compõe um julgamento, as falas dos advogados e promotores terão um papel determinante.
  • Considerar o poder de sedução na fala é de extrema importância.
  • O direito pode ser considerado como uma ciência da argumentação, onde advogado e promotor argumentam a favor da parte que representa.
  • Um discurso sedutor não se baseia apenas em raciocínio lógico; usa maneiras de convencer apelando para o emocional.
  • O discurso persuasivo envolve maior envolvimento da lógica, constitui-se em raciocino lógico.
  • O fator emocional é crucial para a decisão dos jurados.

Citação:

Página:

“Dele se deduz, por exemplo, que o advogado não deve ter paixões nem preconceitos. Em outras palavras, devem, os praticantes, obedecer às regras e leis rigorosa e objetivamente. Dura lex, sed lex

“O Direito é uma ciência humana, e por isso não pode ser entendido e aplicado como se fosse meramente uma técnica, um conhecimento exato.”

“O Direito deve ir além dele, para promover justiça”

“Os procedimentos jurídicos dizem respeito a subjetividade que precisam, de alguma forma, ser atendidas, para que uma decisão justa possa ser alcançada em cada caso.”

1

“Sem dúvida, as falas do promotor de justiça e do advogado terão um papel decisivo. E, ao ponderar este aspecto, somos obrigados a considerar o poder de sedução de cada parte como um elemento fundamental no cumprimento das condições intrínsecas à aplicação do Direito, assim como à sua complexidade e à sua subjetividade.”

“O discurso do sedutor não se fundamenta puramente em argumentos lógicos; recorre a artifícios retóricos e alegóricos a fim de envolver e comover.”

2

“Persuadir significa interiorizar uma determinada convicção em alguém. Portanto, persuadir constitui um processo racional.”

“Procuramos mostrar, neste livro, que o elemento emocional é o fator de maior influência e o mais determinante para a decisão que os jurados devem tomar.”

3

  1. – Delimitação do objeto de pesquisa
  • O Direito não se resume em apenas uma aérea; sendo uma ciência muito complexa, ela divide-se em diferentes categorias para atender as variadas demandas sociais.
  • No Direito Penal a apresentação das provas materiais e técnicas não são suficientes, dependendo demasiadamente da habilidade argumentativa de cada representante.
  • O objetivo no discurso é de convencer, no caso do tribunal de júri, os jurados a tomarem decisões que beneficiem a parte que representa.

Citação:

Página:

“Em outras palavras, o Direito se desdobra para atender às demandas mais variadas que se apresentam no atendimento dos imperativos da justiça.”

“A aplicação do Direito Penal nunca se limita ao exame das provas materiais e técnicas dos casos em consideração. Seu exercício depende sobretudo da habilidade em argumentar de cada uma das partes. O Direito Penal é essencialmente discursivo.”

“O convencimento por meio da sedução é uma arte capaz de validar argumentos bastante variados.”

6

  1. – Sedução, o tema
  • Discorre sobre o livro “O beijo da mulher aranha”, do escritor argentino Manuel Puig, uma narrativa que mostra a vida de dois homens – Molina e Valentin –que dividem uma cela e, com o passar do tempo, contam sobre suas vidas e episódios importantes para cada um deles. Molina conta sobre narrativas do cinema, acrescentando doses de criatividade e imaginação, demostrando a emoção, os sentimentos e o desejo; Valentin busca analises para aplicar à realidade, simbolizando a razão, doutrina e ética. Deparando-se o quanto estão distantes, e com a sedução na fala, Molina, atrai Valentin para o seu mundo, sofrendo uma mudança radical na sua forma de pensar e encarar a realidade.
  • Um bom método para fazer alguém mudar de opinião é a conduzindo para o seu ambiente.
  • O ponto essencial para um discurso sedutor é ter uma comunicação direcionada a estimular e despertar sentimentos, visando demostrar e influenciar as pessoas. Deve ser composto de sentidos enigmáticos, baseando-se na subjetividade para incitar as emoções.
  • Além das emoções, um discurso deve estimular a imaginação, dar-lhes formas próximas a realidade, fazendo das palavras imagens, através da descrição elaboradas dos detalhes para criar um cenário na mente de quem está escutando.
  • A linguagem kitsch usa símbolos e referencias, ligado profundamente ao sentimentalismo, com componentes fáceis para a identificação de quem ouve.
  • Para ter envolvimento é necessário que haja uma identificação do receptor com o locutor.
  • Outra ferramenta para uma argumentação sedutora é tonar algumas mensagens implícitas, ao invés de ser feita por meio de argumentos lógicos.
  • É de grande importância conhecer o universo do receptor, uma vez que para atrai-lo é necessário que se tenha algo diferente do seu universo.

Citação:

Página:

“O romance de Puig cabe neste livro porque ilustra de maneira exemplar o processo de sedução por meio das palavras. Molina deseja seduzir seu companheiro de cela e, para alcançar essa meta, utiliza a estratégia de narrar histórias contadas no cinema. Desta forma, ele excita a imaginação de Valentin. Molina usa a abusa dos artifícios da sedução.”

8

“Muitas vezes, basta transportar uma pessoa de um ambiente para o outro para que ela mude de opinião.”

“O emissor seduz quando transporta o receptor para o seu universo. Seduzir é, em certo sentido, desvirtuar.

9

“O primeiro ponto essencial do discurso que visa a sedução é a sua característica de ser uma comunicação direcionada sobretudo a estimular os sentidos e despertar sentimentos, muito mais do que a falar à razão.”

“Para seduzir, o discurso precisa ter mais sonoridade do que de concatenação.”

10

“O discurso sedutor tem a característica essencial não apenas de estimular os sentidos e as emoções do receptor, mas também de incitar a sua imaginação.”

11

“A linguagem kitsch é, em certo sentido, a ideal para o discurso sedutor, porque não busca alimentar a atenção racional do receptor, mas o atinge através do uso de símbolos e referencias familiares, ligado às vicissitudes da intimidade das pessoas na sociedade, sempre com elementos facilmente identificáveis por parte de quem ouve o discurso.”

13

“Este é outro elemento fundamental do discurso sedutor, para que seja efetivo: ele deve promover uma identificação simbólica do receptor com algo ou alguém que apareçam na narrativa que o compõe.”

17

“Para que o júri declare o réu inocente, o advogado deve promover a identificação entre cada um dos jurados e seu cliente.”

18

“O discurso, se quiser seduzir, deve oferecer ao receptor algo diferente do seu repertório. Nesse sentido, faz-se necessário que o emissor conheça o universo pessoal do receptor.”

20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com