TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DA IMPUTAÇÃO OBJETIVA

Por:   •  29/8/2018  •  Resenha  •  3.553 Palavras (15 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 15

TEORIA DA IMPUTAÇÃO OBJETIVA (ROGÉRIO GRECO)

Quando estuda tipo penal dissemos que o tipo complexo é composto por duas partes, uma de natureza objetiva e a outra subjetiva. Afirmamos que em razão da adoção do principio da culpabilidade, um determinado fato contido em um tipo penal somente poderia ser imputado a alguém se o agente tivesse agido com dolo ou com culpa, se houvesse previsão legal para esta última modalidade de conduta. Assim, no exemplo daquele que dirigindo seu caminhão em velocidade compatível com o local, dentro de sua faixa de tráfego, observando, em suma, todos os seus deveres objetivos de cuidado, atropelasse alguém que, com intenção suicida, se jogasse na frente do mencionado veículo, vindo a morrer, obrigatoriamente, chegaríamos à conclusão de que a conduta do caminhoneiro não foi culposa, tampouco dolosa, razão pela qual não existiria, no caso concreto, conduta penalmente relevante,  pois o direito penal somente reconhece esses dois modelos de comportamento.

Como não houve dolo ou culpa, ou seja, em face da ausência de qualquer elemento subjetivo, o resultado não poderá ser atribuído ao agente para fins penais. Nesse caso, resolve-se o estudo da estrutura jurídica do crime em sede de fato típico. Assim, se não há conduta dolosa ou culposa, não há fato típico; e se não há fato típico, não há crime.

Tal raciocínio é importantíssimo a fim de que seja preservada, sempre, a responsabilidade subjetivo pelo fato praticado pelo agente, afastando-se aquela de natureza objetiva.

Com o surgimento da teoria da imputação objetiva, a preocupação não é saber se o agente atuou efetivamente com dolo ou culpa no caso concreto. O problema se coloca antes dessa aferição, se o resultado previsto na parte objetiva do tipo pode ou não ser imputado ao agente.

O estudo da imputação objetiva, dentro do tipo penal complexo, acontece antes mesmo da análise dos seus elementos subjetivos (dolo e culpa), pois segundo Roxin, “ a tarefa primária da imputação ao tipo objetivo é fornecer as circunstâncias que fazem de uma causação (como o limite máximo da possível imputação) uma ação típica, ou seja, que transformam, por exemplo, a causação de uma morte em um homicídio; se uma tal ação de matar também deve ser imputada ao tipo subjetivo, considerando-se dolosa (examina adiante).

Na verdade, a teoria da imputação objetiva surge com a finalidade de limitar o alcance da teoria da equivalência dos antecedentes causais, sem abrir mão desta última. Por intermédio dela, deixa-se de lado a observação de uma relação de causalidade puramente material, para se valorar uma outra, de natureza jurídica normativa.

Não basta que o resultado tenha sido produzido pelo agente para que se possa afirmar a sua relação de causalidade. É preciso que a ele possa ser imputado juridicamente. Maurach, esclarecendo essa questão, preleciona:

“O complexo fenômeno da investigação jurídico-penal da causalidade somente pode ser estudado corretamente se se efetua uma clara diferenciação entre pontos de vista empíricos e normativos. É este precisamente o interesse principal da teoria da imputação objetiva do resultado; para esta, a causalidade somente é a condição mínima; a ela deve agregar-se a relevância jurídica da relação causal entre o sujeito atuante e o resultado. Portanto , a investigação da causalidade tem lugar em duas etapas, estruturadas uma sobre a outra, enquanto em primeiro lugar deve ser examinada a causalidade (empírica) do resultado e, se afirmada que ela seja, a imputação (normativa) do  resultado”.

Em sentido contrário à posição adotada por Roxin, entendendo que o tipo subjetivo deve ser analisado anteriormente ao tipo objetivo, Luiz Regis Prado preleciona que “não pode se determinar a relevância do tipo objetivo sem levar em consideração o tipo subjetivo (que tem uma vertente cognitiva e outra volitiva). Logo, só será possível determinar o tipo objetivo quando este se encontre abarcado pela vontade de realização – que define o sentido social da ação realizada. Se desprezado o conteúdo da vontade de realização, não se lograrpa alcançar a pretendida delimitação do tipo objetivo. Daí decorre que o dolo figura como um pressuposto da imputação objetiva, isto é, desempenha um papel crucial na fixação do tipo objetivo.

Como bem salientou Paulo Queiroz, a pretensão da teoria da imputação objetiva

“não é, propriamente, em que pese o nome, imputar o resultado, mas, em especial, delimitar o alcance do tipo objetivo (matar alguém, por ex) em rigor é mais uma teoria da ‘não imputação’ do que uma teoria ‘da imputação’. Trata-se, além disso, não só de um corretivo à relação causal, mas de uma exigência geral da realização típica, a partir da adoção de critérios essencialmente normativos,  de modo que sua verificação constitui uma questão de tipicidade, e não de antijuridicidade, prévia e prejudicial à  imputação do tipo subjetivo (dolo e culpa).”

Com base nos ensaios de Richard Honig (autor da obra Causalidade de Imputação Objetiva), trazida a público em 1930, cuja finalidade era resolver os problemas criados pela teoria da equivalência dos antecedentes causais e a teoria da adequação, Roxin desenvolve o conceito de imputação objetiva.

Procurando fugir dos dogmas causais, Roxin, fundamentando-se no princípio do risco, cria uma teoria geral da imputação, para os crimes de resultado, com quatro vertentes que impedirão sua imputação objetiva, são elas:

  1. A diminuição do risco;

No exemplo de Roxin, suponha que A perceba que uma pedra é arremessada contra a cabeça de B. Procurando evitar a lesão mais grave, A, que não pode evitar que essa pedra alcance B, empurra-o, fazendo com que este seja atingido numa parte menos perigosa do corpo. A atuação de A, segundo Roxin, “significa uma diminuição do risco em relação ao bem protegido e não lhe pode imputar como ação típica. A conduta que reduz a probabilidade de uma lesão não se pode conceber como orientada de acordo com a finalidade de lesão da integridade corporal”.

  1. Criação de um risco juridicamente relevante;

Se a conduta do agente não é capaz de criar um risco juridicamente relevante, ou seja, se o resultado por ele pretendido não depender exclusivamente de sua vontade, caso este aconteça deverá ser atribuído ao acaso.

Por exemplo, daquele que almejando a morte do tio, com a finalidade de herdar todo o patrimônio, compra uma passagem aérea na esperança de que a aeronave sofra um acidente e venha cair. Por acaso, o acidente acontece e a aeronave cai, matando seu tio, bem como os demais passageiros. Embora fosse esse o desejo do agente, tal resultado jamais lhe poderá ser imputado, uma vez que com sua conduta, isto é, o fato de comprar as passagens desejando a queda do avião, não houve a criação de um risco juridicamente relevante. Como se percebe, em casos como tais, não há domínio do resultado através da vontade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com