TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL

Por:   •  2/12/2020  •  Artigo  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5

TAREFA 02 - TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL:

Elabore um artigo opinativo sobre a interpretação da norma penal, especialmente sobre o uso da analogia em Direito Penal.

Interpretar é sinônimo de extrair o sentido de algo. Ao interpretar um texto, o que se procura é compreender o que de fato ele objetiva nos dizer. Do mesmo modo ocorre com a lei. Ao se deparar com a lei, o operador do direito busca extrair a maior clareza do texto legal, ou seja, a vontade da lei (mens legis). Nesse sentido, ao interpretar, o sujeito emprega determinado modo, obtendo um resultado.

Diversos são os tipos de interpretação: quanto ao sujeito que a interpreta, quanto ao modo e quanto ao resultado.

Em relação ao sujeito que a interpreta (ou quanto a origem), a interpretação pode ser autêntica (ou legislativa), doutrinária (ou científica) e também jurisprudencial, as quais passa-se a explorar.

Ao analisar a interpretação autêntica (ou legislativa), observa-se que se trata daquela que é fornecida pela própria lei, como exemplo a definição de funcionário público, definido no bojo do Código Penal, mais especificamente em seu art. 327. Tal interpretação é dividida em contextual, momento em que será editada conjuntamente com a norma penal a qual conceitua, e posterior, na qual, lei distinta e posterior conceituará o objeto da interpretação.

No tocante a interpretação doutrinária ou científica (communis opinio doctorum), trata-se daquela feita pelos doutrinadores, estudiosos, não se tratando de uso obrigatório.

Superados tais apontamentos, passa-se a observar a interpretação quanto ao modo, podendo ela ser: gramatical, teleológica, histórica, sistemática, progressiva e lógica (ou racional).

A gramatical, filológica ou literal abrange o sentido literal das palavras, equivalente à sua etimologia. Já a teleológica indaga a vontade ou intenção objetivada na lei (volunta legis). Noutro giro, a histórica diz respeito a origem da lei, identificando os fundamentos da sua criação. Quando se conduz a interpretação da lei em paralelo com a legislação que compõe o sistema do qual faz parte, bem como com os princípios gerais de direitos, estabelece-se a interpretação sistemática. A busca do significado legal de acordo com o progresso da ciência é representada pela interpretação progressiva ou evolutiva. Por último, baseada na razão, utilizando métodos dedutivos, indutivos e da dialética a fim de encontrar o sentido da lei, tem-se a interpretação lógica.

Ademais, ao examinar quanto ao resultado, abstrai-se as interpretações declarativas, restritivas e extensivas. A primeira denominada declarativa ou também declaratória é considerada aquela em que a letra da lei corrobora exatamente com os ditames aos quais o legislador se refere, nem suprimindo, nem adicionando nada. Por outro lado, fala-se da interpretação restritiva como aquela que reduz o alcance das palavras da lei a fim de que possa corresponder a vontade do texto (lex plus dixit quam voluit). Fechando o rol da interpretação quanto ao modo, ressalta-se a extensiva, momento em que o alcance das palavras é ampliado a fim de corresponder a vontade do texto (lex minus dixit quam voluit).

Além das categorias supramencionadas, não podem ser esquecidas as interpretações suis generis e a interpretação conforme a Constituição. Ademais, ainda podem ser pontuadas as interpretações objetivas e subjetivas, as quais, segundo a melhor doutrina, encontram-se ultrapassadas.

Outro assunto bastante debatido é referente a interpretação extensiva que se trata de uma atividade na qual o interpretador faz uma extensão do alcance da lei, em função de essa ser a sua vontade. Como exemplo do exposto, analisando o crime de extorsão mediante sequestro, infere-se que a lei também quis incluir a extorsão mediante cárcere privado. Nesse sentido, faz-se uma interpretação extensiva, podendo ser aplicada sem violar o princípio da legalidade, visto que, na realidade, é o que diz a lei, porém, não de forma expressa em seu texto.

Em se tratando da interpretação analógica, como o próprio nome diz, fala-se da comparação, decorrente da analogia. Dessa forma, a interpretação somente irá existir nos casos em que a lei estabelecer uma fórmula casuística (um exemplo) e criminalize outras situações idênticas genéricas. Dessa maneira, cita-se o clássico exemplo do art. 121, § 2°, I, do CP, no qual diz que o homicídio será qualificado quando for realizado mediante paga ou promessa de recompensa (fórmula casuística, exemplo), ou outro motivo torpe (fórmula genérica, outras hipóteses idênticas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (214.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com