TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  24/2/2018  •  Artigo  •  3.211 Palavras (13 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE

CURSO DE DIREITO

RAYCA VASCONCELOS CASTRO

TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ARAGUAÍNA – TO

2013

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CURSO DE DIREITO

RAYCA VASCONCELOS CASTRO

TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ARAGUAÍNA – TO

2013

RAYCA VASCONCELOS CASTRO

TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação Latu Sensu, apresentado a Faculdade Católica Dom Orione, como requisito parcial para a obtenção de título de especialidade em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

Orientador:

ARAGUAÍNA – TO

2013

RAYCA VASCONCELOS CASTRO

TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado adequado para obtenção do Título de Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho do curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Faculdade Católica Dom Orione e aprovado em sua forma final em _____/_____/______.

______________________________________

Profº

Coordenador de Curso de Pós-Graduação

Apresentado à Banca Examinadora composta pelos professores:

_____________________________________________

Profº (titularidade) Nome

Orientador

 

 

_____________________________________________

Profº (titularidade) Nome

Examinador

 

 

_____________________________________________

Profº (titularidade) Nome

Examinador

RESUMO

Palavras-Chave:

ABSTRACT

Key Word:

  1. INTRODUÇÃO

A terceirização pode ser considerada um fenômeno sem reversão que se encarna cada dia mais na economia do Brasil de inúmeros países do mundo uma tendência mundial que passou a ser utilizada também pela Administração Pública. Podendo ser caracterizada como uma técnica administrativa, resultante do modelo pós-fordista de produção, que determina que as empresas devam exaurir-se e transferir uma parte de seus serviços para outras empresas, com o objetivo de impetrar mais agilidade, flexibilidade, competitividade e consequentemente reduzir gastos com mão-de-obra e direitos trabalhistas.

Em virtude do mercado de consumo competitivo e acirrado eminente na era da globalização a primazia das empresas é de investir cada vez mais em suas atividades nucleares, ou atividade-fim desverticalizando o máximo possível outras áreas menos importantes delegando a terceiros a realização destas atividades como é o exemplo de serviços de limpeza, vigilância etc.

A implantação da terceirização, porém gera alguns problemas, os quais são dirimidos pela legislação existente, pela jurisprudência e pela justiça do trabalho, estes órgãos estabelecem ações que envolvem a garantia dos direitos trabalhistas e as contratações dos empregados.

Na Administração Pública a organização destes contratos enfrenta algumas diversidades, como falta de servidores capacitados para gerir e fiscalizar os contratos, e responsabilizar o poder público por possíveis inadimplências das empresas contratadas, corrupção, etc. Diante dessa necessidade, a Lei de Licitações e Contratos definiu que nos contratos realizados com a Administração Pública deve ser designado um servidor para executar e celebrar esta tarefa.

Esta pesquisa de cunho bibliográfico tem como principais fontes: teses, artigos científicos e dissertações relacionadas ao tema, livros, periódicos e diplomas legais.

Para compreender melhor o tema terceirização e para que haja uma abordagem satisfatória e plausível sobre o assunto e suas ramificações o estudo foi delimitado em TRÊS tópicos básicos:

No primeiro tópico: Origem Histórica, recordamos fatos que originaram o processo de terceirização e sua definição sob a ótica de outros autores. O segundo tópico: Conceituando a Terceirização irá tratar do conceito e protende contextualizar a relação da terceirização e a Administração Pública na atualidade.

O terceiro e último: Administração Pública e Terceirização no Brasil, fará um breve relato a respeito das suas características e tratará também da Súmula 331, dando subsídios mais amplos ao estudo.

  1. ORIGEM HISTÓRICA

Durante a Segunda Guerra Mundial surge a ideia da terceirização no mundo, e em decorrência da guerra as indústrias especializadas em armas se viram sobrecarregadas, pois a demanda aumentara consideravelmente neste período. E em virtude disto partem em busca de alternativas para conseguirem aumentar a produção de armas de forma rápida e mais simples do que as contratações regulares, e surge então a saída de poder delegar alguns tipos de serviços a terceiros com o intuito de darem suporte ao trabalho de fabricação de armas. (MARTINS, 2003. P. 16).

Por volta do ano de 1950 chega também ao Brasil a ideia da terceirização trazida pelas indústrias e empresas multinacionais (Martins, 2003. P. 16). Os primeiros beneficiados foram as agencias bancarias através dos decretos-leis 1.212 e 1.216, de 1966, onde tornava permitida a contratação de prestadores de serviços e/ou de empresas especializadas em segurança bancária; três anos mais tarde em 1969 é criado o decreto-lei 1.034 (10) que tratava das medidas de segurança que deveriam adotar as instituições financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (256.2 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com