TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tripartição dos Poderes

Por:   •  31/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

Poderes

Os poderes políticos são fundamentais pois eles que regem e formam uma república, esses poderes são distinguidos como tripartição dos poderes que são: Executivo, Legislativo e judiciário, cada um com suas formas de administrar e organizar uma sociedade. Cada um desses poderes defende suas ideologias e princípios, criados desde os primórdios da república brasileira.

A tripartição dos poderes tem suas funções tanto típicas quanto atípicas, visando evitar qualquer tipo de abuso por isso esses poderes são independentes. Entre essa tripartição dos poderes há também o poder ideológico e o poder político que são fatores de suma importância que também fazem parte da estrutura do Estado, o poder ideológico geralmente se baseia na influência que as ideias da pessoa investida de autoridade exercem sobre a conduta dos demais, “funda-se sobre a influência que baseado na influência que as ideias formuladas de certa maneira, ou emitidas em certas circunstâncias, por uma pessoa revestida de autoridade, e difundidas por certos meios, têm sobre o comportamento dos comandados. O Poder político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física: é o poder coator no sentido mais estrito da palavra, é fundamentado na “posse dos instrumentos através dos quais se exerce a força física, isto é, através das armas de qualquer espécie e grau”.

O Estado por sua vez tem várias teorias de formação que referem se ao naturalismo que defende que o estado surgiu naturalmente e não pela vontade do homem e outra teoria é a contratualista sustenta que o Estado teria sido criado pela manifestação volitiva dos homens nesse sentido, face às dificuldades aumentativas da convivência social e a maior complexidade dos problemas e conflitos de interesses, inerentes às sociedades da época.

Dentre essas duas teorias surgiram outras, a teoria de formação familial ou patriarcal e a teoria da força e dominação do homem e por último a teoria da formação econômica.

Um conceito muito importante é a relação do Direito no poder politico soberano, mas essa relação é dificultosa, pois os dois são complexos e possuem ideias diferentes entre um e outro. Mas ainda á uma correlação entre os dois, pois de uma forma ou outra eles se encontram e fazem uma formação muito, cada um deles exerce seu poder e através desta exerção de poder surge uma relação entre os dois, pois um auxilia o outro diante dessa correlação de poder.

O Poder anteriormente citado acima está subitamente relacionado á coesão social, pois se relacionam ao povo, a coesão social visa ajudar e fazer com que a população se beneficie e ajudem se entre si e o poder politico visa a segurança o controle de um modo com os dois cheguem mais perto do Bem estar social, com que ajude e viralize entre os povos, então ajudando entre si, criando uma relação junta e concreta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com