TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Usucapião Extrajudicial

Por:   •  1/10/2018  •  Resenha  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

COUTO, Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto. Usucapião Extrajudicial – Doutrina – Jurisprudência. Salvador: Editora JusPodivm, 2018.

Existe no Brasil, uma tendência de “desjudicialização”, um processo que vem acontecendo de forma lenta, porém extremamente essencial para a devida prestação jurisdicional do País. As demandas delegadas aos serviços extrajudiciais, cartórios em geral, retribuem à sociedade um serviço mais célere e de maior segurança jurídica. É justamente neste contexto, que surge o fenômeno da desjudicialização. Entrelaçada à esse fenômeno, aparece à previsão normativa da Usucapião Extrajudicial, com a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil, Lei 13.105, de março de 2015,  que em seu Art. 1.071, alterou o capítulo III do título V da Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973 – Lei de Registros Públicos, passando a vigorar acrescendo ao texto legal o Art. 216-A.

O autor Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto, Registrador do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Tarumirim, pós-graduado em Direito Notarial e Registral, professor, coordenador do Departamento de Notas e Enunciados do CORI-MG, demonstra conhecimento e esboça em sua obra com grande detalhamento o procedimento acerca do novo instituto da Usucapião Extrajudicial.

O objetivo da obra é apresentar uma leitura contemporânea do instituto “usucapião” feita com base nos princípios e valores constituicionais, bem como analisar o procedimento estabelecido no art 216-A da Lei de Registros Públicos, tentando sistematizá-la em etapas que caminhem rumo à analise do mérito do pedido.

Para tanto, o livro está organizado em três partes. A primeira delas composta de três capítulos, destinada às questões epistemológicas da pesquisa, onde no primeiro capítulo apresenta-se os elementos que dão origem a esta investigação.

O capítulo dois, inicia-se com uma expsição moderna do direito de propriedade, que é estudado tanto sob o aspecto estático e dinâmico, quanto no que tange aos efeitos que a titulação produz no individuo.

No terceiro capítulo, passa-se a apresentar a usucapião do ponto de vista de sua função como importante instrumento de regularização fundiária e sob a perspectiva dos efeitos que causa na economia e na sociedade. Cada espécia de usucapião é analisada detalhadamente e seus requisitos específicos apontados.

Na segunda parte da obra, constituída de dois capítulos, sendo o capítulo quatro destinado ao estudo ao estudo da posse e sua classificação, para que os conceitos básicos sejam compreendidos, possibilitando o correto manejo do procedimento extrajudicial da usucapião.

No quinto capítulo, procede-se a criterioso estudo sobre o procedimento extrajudicial de reconhecimento da aquisição da propriedade pela usucapião, utilizando-se de uma divisão em várias etapas, de modo que cada fase possa ser bem entendidas pelas partes, isto é, por advogados, notários, registradores, entes públicos, e a sociedade em geral.

A terceira e última parte é composta de três capítulos. O sexto capítulo é dedicado as considerações finais. No sétimo, compreende aos modelos, tais como requerimento inicial, procuração, ata notarial, entre outros. O oitavo capítulo, contempla a legislação, contendo a redação do Art. 216-A da Lei 6.015/73.

Sem dúvidas, nesta obra, o autor "aproxima o Registrador Imobiliário de um Juiz, e estuda minuciosamente o Instituto, dando-nos uma visão muito mais profunda dele, tratando-o como uma das formas de aquisição da propriedade e como instrumento jurídico valioso da moderna regularização fundiária, sem deixar de analisar a função econômica, seus requisitos, as espécies possíveis, o novo conceito de usucapião tabular (quando se utiliza a base matricial existente no Registro Imobiliário para dar agilidade no processamento), e trabalha nos ensinando, com os mínimos detalhes, o processamento, passo a passo, para o sucesso do reconhecimento, pelo Oficial de Registro, da declaração de aquisição por Usucapião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (297.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com