TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Situação de Contato Entre as Famílias e os Encarcerados Durante a Pandemia (Covid-19)

Por:   •  20/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTA AMÉLIA – UNISECAL

A Situação de Contato Entre as Famílias e os Encarcerados Durante a

Pandemia (Covid-19)

PONTA GROSSA

2021

A Situação de Contato Entre as Famílias e os Encarcerados Durante a

Pandemia (covid-19)

[pic 2]

PONTA GROSSA

2021

INTRODUÇÃO

          Este trabalho consiste em apresentar a situação de contato entre as famílias e os encarcerados durante a pandemia (covid-19). Refere-se ao que as famílias tem passado, dificuldade para marcar vídeos chamadas, e também para enviar alimentos para os detentos, o que antes era realizado presencialmente, agora as famílias tem que enviar via Correios-Sedex.

        O local escolhido para a análise foi a cidade Castro-Pr, durante a pandemia no ano de 2020/2021. Tendo como base as famílias dos presos, pois a autora trabalha diretamente com a família deles, acompanha o sofrimento, e a falta de notícias. Escolheu esse tema, porque além de acompanhar a família dos presos, ela a autora foi a família de um preso, e viveu esse processo e toda a situação de angustia.

  Uns dos obstáculos enfrentados pela família, é com a entrega dos alimentos e os produtos de higiene, pois os mesmos pedem para que voltassem a ser entregues presencialmente, e não mais via Correios-Sedex, pois isso tudo gera um custo muito alto. Pois os familiares não tem condições de mandar toda semana por Correio. Outra situação que causa ansiedade é vídeo chamada, pois muitas das famílias não tem acesso à internet. A autora trabalha em escritório de advocacia e consegue agendar as vídeos chamadas no escritório, claro que tomando todas as precauções.

Na visão desta pesquisa um dos principais problemas no sistema carcerário atual no país (Brasil) é a superlotação. Esse crescimento da população carceraria esta exponencialmente cada vez maior, assim, aumentando o número de tentativas de soluções para que se consiga fazer os procedimentos programados e entrega de resultados e garantindo os direitos humanos.

Os cuidados nos presídios devem aumentar, pois se todos os detentos estão no mesmo espaço a chance de contagio aumenta. Por esse motivo que as famílias não estão tendo visitas com os detentos, para evitar um contágio.

Nesse trabalho, a busca será entrevistar a partir de pesquisa qualitativa com familiares de detentos, para saber como tem sido suas rotinas de visitas, contatos e até mesmo informações sobre eles.

Qual a dificuldade das famílias em relação ao contato com o preso?

Quando o réu vai preso ele fica um mês sem ter o contato com a família, sem vídeo chamadas, sem receber alimentos, ele pode só receber os produtos de higiene. Os alimentos que algumas famílias tem condições de mandar só pode ser mandado um mês depois que ele está preso, nesse um mês ele só tem o contato com o advogado.

As vídeos chamadas com os familiares são marcadas  a cada 3 meses, o que gera a saudade a angustia dos familiares.

Em entrevistas com algumas pessoas podemos ver a dificuldade que está sendo nesse momento. Segue abaixo algumas entrevistas e principais resposta.

Entrevistado 1

Como está fazendo para enviar os alimentos para o familiar?

- Bom, é meu irmão que está preso, minha mãe recebe a aposentadoria dela e do meu pai o que está ajudando muito, pois temos um gasto de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais só com alimentos e Sedex, e mais o que pagamos com o advogado, pois a minha mãe quer ter notícias dele (o irmão) sempre, aí como o advogado consegue falar mais vezes com ele, ela paga advogado e não pegou a defensoria pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com