TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A natureza humana é boa ou má?

Por:   •  13/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

A natureza humana não é boa nem má. As pessoas não são basicamente boas com tendências ruins, ou basicamente ruins com algumas tendências boas.
No básico a moral pode ser entendida como o conjunto de práticas cristalizadas pelos costumes e convenções históricas e sociais. Moral é uma virtude, e podemos dizer que a virtude significa um conjunto de praticas saudáveis que tomamos no dia a dia. Para se ter virtude faz necessário estar no “meio” do excesso e da falta, as boas ações são resultado do equilíbrio das escolhas, agindo com razão. A moral é o segmento das regras, ordens, regulamentos e o que é esperado socialmente. Quando falamos de moral pode ser definida de acordo com o a história social que nos rege, como por exemplo, hábitos e costumes. No entendimento de Aristóteles a excelência moral é o produto do hábito, portanto, não é correto afirmar que o ser humano é mau ou bom por natureza, e mesmo se nascesse seria modificado pela força do hábito.
Para adquirirmos a virtude da moral, é necessário praticar, no caso do homem justo ele adquiriu a virtude da justiça, praticando atos justos. Logo, o ser humano que pratica atos bons, não pode ser classificado como uma pessoa ruim e é por isso que o homem que pratica atos corajosos é classificado como corajoso, contudo, a mesma coragem não se pode exigir a todos os homens, por exemplo, a coragem do soldado de guerra é diferente da coragem do carpinteiro, do flautista ou de um pintor.
Faz-se a necessidade de um estado com leis justas, para que os homens as sigam, e tudo diferente dela será considerado “errado”, e o homem que não seguir tais leis será considero mau por suas decisões, mesmo sendo livre para escolhe-las. Para praticar a moralidade é necessário que o indivíduo conheça o que é moral e o que não é moral, caso contrário, será considerado como amoral por não intender ou não compreender as regras e não saber como funcionam. Dessa maneira, se torna essencial desde a infância tomar decisões corretas e ter bons hábitos, que cabe aos responsáveis os ensinar, dessa forma teremos consequentemente homens bons, não por natureza, mas por pratica dos hábitos. Como já dizia
 Aristóteles: “ninguém precisaria do mestre, mas todos nasceriam bons ou maus”.
Contudo não podemos confundir ética com moral, mesmo que existem atos moralmente e eticamente corretos, não significa que é a mesma coisa. A ética, por exemplo, é a reflexão acerca da moralidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com