TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A riqueza das nações

Por:   •  23/9/2019  •  Resenha  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA – CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO

PROJETO DE MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO

PROF. PAULO FAITANIN

DAYSE MARA DA PAZ FIGUEIRA

16 DE FEVEREIRO DE 2018

1) Titulo:

A Morte do corpo e a imortalidade da Alma

2) Resumo:

O presente trabalho tem como finalidade entender a morte do corpo e a imortalidade da alma,  a partir da Suma Teologica de São Tomas de Aquino.

A  vida é marcada por etapas: Nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer. Dentre estas etapas  a ultima  é  o único evento certo de toda uma existência, e que pode ocorre em qualquer uma delas, pois quem nasce um dia morre.  E os mortos tem um dia para serem homenageados em varias partes do mundo. Mas é evidente que ninguém quer ser homenageado e sim render homenagens àqueles que já se foram. A morte espanta, assusta.  É temida    por ser  inviável  descrevê e  analisa-la pela experiência. A  morte é o fim da existência do corpo é por ela que  alma  tem acesso ao   plano superior onde vivera sua imortalidade, distante das dores, dos sofrimentos e das misérias do mundo segundo algumas crenças.

Será que essas crenças tem fundamentos? E através desses fundamentos, que o o que é Alma?  Pode uma alma imortal habitar um corpo mortal?

A crença de que com a morte a alma ascender ao plano  mas por outro lado, apenas a partir dela que se pode  se há  o e No livro de I Corinthios 15, versículo 26 diz que a morte veio por um homem chamado Adão mas que por outro homem veio a ressurreição.

Para alguns a morte não é o fim, é o começo de uma nova fase que ocorre no plano superior. Quais são os argumentos que explicam esse evento?

Se a morte faz parte de um processo, que não é o fim quais os motivos que levam alguns religiosos pedirem a  Deus para que cure os males do corpo ao invés de aceitar a vontade divina?  Seria a falta de conhecimento?  a uma argumentação que o  leve ao entendimento os motivos pelas quais o corpo físico se decompõe  o corpo morre e  Porque a alma sobrevive e que seja suficiente para aplacar a dor da alma nesse momento tão delicado? Quais são os argumentos filosóficos racionais que podem justificar como funciona esse mecanismo de interação entre corpo e alma? É em busca de respostas a essas perguntas que  esse trabalho vai buscar em São tomas de Aquino, uma resposta para essa questão, a partir da teologia que tem como base a filosofia.

O objetivo da futura monografia é entender  através de pressupostos filosóficos e teológicos,  o mecanismo da morte do corpo, fase em que pela decomposição o ser deixa de existir fisicamente.

 e a imortalidade da alma, segundo a tese de S. Tomas de Aquino, para que se possa entender   como um corpo, que é matéria pode ter em si uma  parte, conhecida como alma  pode permanecer viva  após a decomposição do corpo físico.

Se há uma vida após a morte, significa que a morte não é o fim mas  o inicio de uma nova vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com