TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E FILOSOFIA

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

2º TEXTO – ÉTICA E VIDA

        A ideia central do texto gira em torno da bioética, considerada, nestes termos, como a ética da vida, entende-se “bios” como vida. Para o autor a ética e vida são interligados, tendo e vista que para se ter uma vida real e saudável, esta deve-se basear na ética.

        Para o autor não existe ética sem a vida, tendo em vista que e a ética deve-se pautar em algo, caso contrário, não existe ética. Consequentemente, conclui que não existe ética que não seja uma bioética, bem como inexiste bioética sem um alicerce ou um pedestal de sustentação.

        Desta forma, negar a ética da vida em certas situações resta tão abominável que o autor afirma que ao fazê-lo, estaria desaparecendo o próprio pensamento da racionalidade, que seria uma predisposição da morte.

        O autor espera que tal visão, de ética como agir com sentido de vida, seja utilizada como verdadeiros guias das grandes potenciam mundiais para que assim se propaguem e se torne geral nas relações e na vida em si.

Desta forma, concluímos que o texto procura relatar a importância da ética na vida e demonstrar que são fatores dependentes. A ética precisa de um suporte necessita de um fundamento, qual seja a vida, que também não é a mesma se não houver ética em seu núcleo.  

        

3º TEXTO – ÉTICA E FILOSOFIA

        Neste texto, o autor procura demonstrar o que é a filosofia e a ética como filosofia primeira. Relaciona a filosofia e a ética como fundamentais para a subsistência uma da outra. Para Ricardo, a filosofia deve conter humildade, sem a qual, a filosofia não possuiria coerência, acarretando sua autodestruição. Afirma ainda, que existe uma relação de interdependência entre a ética e filosofia.

        Seguidamente, o autor apresenta, de diversas formas a ética como filosofia primeira. Trata-se da reorganização de elementos de importância, que acabaram por se afastar ou desordenar pelo erro da razão, ainda precoce. A ética como filosofia primeira é também o pensar com consciência que a filosofia e realiza em meio a um processo de construção de uma relação de si com tudo que nos rodeia. Assegura também que a filosofia primeira sabe onde paira os seus fundamentos e interesses, pois caso contrário não seria compreendida.

        Para o autor, filosofar é a junção de toda a intelectualidade do ser humano.

O autor afasta a ideia de filosofia como conjunto abstrato de conceitos, já defasado pela doutrina, pontuando o núcleo do livro, que é a filosofia como consequência máxima de questionamentos da obviedade, critica e realidade. Afirma que a filosofia faz com que quando organizarmos as ações não recaiamos no infinito mundo das especulações, que apesar de ser agradável, não passa de uma grande ilusão.

Finaliza assim, Ricardo, afirmando que filosofia e ética são “intercambiáveis”, pois bem, sendo assim, incompreensíveis se não forem vistas conjuntamente. Desta forma, conclui-se de que a filosofia, assim como a vida e as instituições são intimamente ligadas à ética, sendo esta ligação, em cada um, de uma forma autônoma.

4º TEXTO: ÉTICA E INSTITUIÇÕES

O texto, ética e instituições, de Ricardo Timm de Souza, retrata a importância das instituições, que devem se basear na ética, tendo em vista que são interligadas, bem como repudia as instituições antiéticas que serão extintas com o decorrer do tempo.

No referido texto o autor primeiramente conceitua que as instituições são verdadeiras organizações que buscam a preservação da vida desde a sua origem. Desta forma, as instituições devem ter por base a relação saudável entre os seus membros, promovendo a vida, saúde e a integridade dos mesmos, ou seja, devem ter por fundamento principal a ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com