TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Filosofia

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

O ADVOGADO COMETE FALTA DE ÉTICA AO DAR TRATAMENTO DIFERENCIAOD ENTRE OS CLIENTES DE DIFERENTES NÍVEIS SOCIAIS?

O código de ética e disciplina do advogado nos dá a visão de como um profissional do ramo deve se comportar eticamente em seu meio de trabalho, e como deve se portar ao tratar com os demais ao seu redor. Este tratamento deve ser igualitário, independente de qualquer fator que possa diferenciar uma pessoa da outra (ex. nível social), o advogado deve relacionar-se da mesma forma com qualquer pessoa que tiver contato ao estar exercendo sua função como profissional.

Os deveres do advogado devem estar totalmente relacionados com a sua ética, pois sendo um profissional, deve aplicar a lei a todos de forma igualitária, em todas as suas atividades diárias.  A imparcialidade também é essencial ao advogado. Não deve ter nenhum tipo de preconceito com relação as características do cliente, levando em conta apenas a situação do caso em que estiver trabalhando.

É dever do advogado, interagir com qualquer cliente sem distinção, e ater-se somente nas questões que exigem o seu conhecimento jurídico, para a devida solução do caso.

Da mesma forma que deve ter uma conduta ética com quem o contrata, faz parte de seu código de disciplina nunca faltar com a verdade ao seu cliente e sempre o manter informado sobre o caso específico em que está trabalhando. Também é dever do advogado fazer de forma direta o seu trabalho, devido a carência que o cliente possa apresentar, sem maiores expansões ou valorizações de seu conhecimento.

A falta de ética é um assunto bastante discutido na profissão do advogado assim como em outras profissões, de forma que, para um advogado é imprescindível, ter ética e boa conduta profissional, isso fará dele um profissional respeitado e responsável, e terá de seu cliente confiabilidade, visto que ele tratara a respeito de sua vida, de suas particularidades, e mesmo assim encontram-se casos de advogados representarem seus clientes de forma extraordinária e a outros com pouco interesse no caso, que muitas vezes poderia ser resolvida rapidamente e de forma simplificada, essa conduta não é aceitável, pois segundo o Código de ética art. 3º é bem claro com relação à igualdade a todos.

O código de ética e Disciplina da OAB é um instrumento normativo que sintetiza os deveres do advogado é considerado pela constituinte como essenciais à administração da justiça, a normativa contempla as relações com o cliente, do sigilo profissional, da publicação, dos honorários profissionais, do dever de urbanidade e do processo disciplinar enfatizando os princípios éticos e o domínio da ciência jurídica. O advogado é também responsável pela tutela da moralidade pública.

São deveres do advogado:

Preservar, em conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo seu caráter de essencialidade  e indispensabilidade;

  1. Atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé;
  2. Velar por sua reputação pessoal e profissional;
  3. Empenhar-se, permanentemente, em seu aperfeiçoamento pessoal e profissional;
  4. Contribuir para o aprimoramento das instituições, do direito e das leis;
  5. Estimular a conciliação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível, a instauração de litígios;
  6. Aconselhar o cliente a não ingressar em aventura judicial;
  7. Abster-se de: a) utilizar de influência indevida, em seu beneficio ou do cliente; b) patrocinar interesses ligados a outras atividades estranha à advocacia, em que também atue; c) vincular o seu nome a empreendimentos de cunho manifestamente duvidoso; d) emprestar concurso aos que atendem contra a ética, a moral, a honestidade e a dignidade da pessoa humana; e) entender-se diretamente com a parte adversa que tenha patrono constituído, sem o assentimento destes;
  8. Pugnar pela solução dos problemas da cidadania e pela efetivação dos seus direitos individuais, coletivos e difusos, no âmbito da comunidade.

ÉTICA E A PROFISSÃO FORENSE

A busca de um sucesso rápido, muitas vezes condicionada a realização financeira a qualquer custo, tem criado equívocos de condutas. Estas por sua vez têm influenciado de maneira negativa, tanto na formação como no desempenho profissional que passou a ter uma imagem desacreditada do advogado junto à sociedade.

Alguns conceitos,  tanto de ordem moral como éticas na formação dos novos profissionais e operadores do direito, devem ser revistos. O comportamento ético não se adquire só nos bancos escolares e sem dúvida é algo muito, além disso, que, porém, não pode servir de escape e deixar que a formação acadêmica seja ignorada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com