TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA JURIDICA

Por:   •  22/9/2015  •  Resenha  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  4.506 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

ANTROPOLOGIA JURÍDICA                                                                        

ASSIS, Olney Queiroz; KUMPEL, Vitor Frederico. Manual de Antropologia Jurídica. Capítulo 1. Antropologia. pp 13 – 23.

O livro de Assis e Kümpel, “Manual de Antropologia Jurídica” (2011), em seu primeiro capítulo nos apresenta temáticas da formação Antropologia enquanto disciplina de pensamento, e é apresentado em primeiro ponto sobre o aspectos e o objeto de estudo da Antropologia, como também suas diferenças com as outras ciências  .

No primeiro momento, eles nos mostram duas visões dos antropólogos Adam Kuper e Lévi-Strauss. O primeiro, relatando que a cultura é o único assunto da antropologia, segundo Lowie, e ainda afirma que por essa perspectiva encontra-se associadas a outras ciências, que é a razão de sua autonomia não ser universalmente reconhecida. De encontro ao Kuper, Lévi-Strauss nos mostra que a História que denominou que a antropologia iniciasse pelo estudo das sociedades primitivas. Mas também se encontra associado por outras ciências, incluindo o Direito.

De um modo geral, os antropólogos compreendem que o estudo Antropologia tende a conhecer o homem em sua totalidade, que confere um tríplice aspecto - social, humana e natural.

Num segundo momento, é relatada a relação entre a Antropologia e Humanismo e a mostrando as visões destes antropólogos diante desse dilema. Para Abbagnano, antropologia possui o homem como objeto de estudo. Há, outros entendem que a antropologia deve ser vista como uma arte.

Lévi-Strauss,compreende que a antropologia funda um humanismo democrático. Em sua obra titulada “Os três humanismos”, Strauss identificou três formas de humanismo ao concluir a análise das relações entre as ciências exatas e as ciências sociais: o humanismo renascentista, com raízes na redescoberta de textos da antiguidade clássica; o humanismo exótico, associado ao conhecimento das culturas do Oriente e do Extremo Oriente; e o humanismo democrático, associado a uma antropologia das atividades das sociedades humanas.

A antropologia passou, então, a considerar as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade, conduzindo uma especialização do saber.  A área foi dividida em 5 campos de estudo: Antropologia Social ou Cultural: tudo o que constitui uma sociedade (modos de produção econômica, organização política, crenças religiosas, entre outros); Antropologia Biológica ou física: consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo (fatores culturais que influenciam o crescimento e a maturação do indivíduo); Antropologia Pré-Histórica: é o estudo do homem através dos vestígios materiais enterrados no solo (ossadas e quaisquer marcas da atividade humana). Visa reconstituir as sociedades desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais, quanto em suas produções culturais e artísticas; Antropologia Linguística: é o estudo da linguagem, expressão dos valores, preocupações e pensamentos de uma sociedade, bem como dos meios de comunicação de massa, dialetos e cultura do audiovisual.

Uma tentativa de generalização do significado dos termos é proposta por Lévi-Strauss, apontando que: A Etnografia - corresponde aos primeiros estágios da pesquisa: observação e descrição, trabalho de campo. Uma monografia, que tem por objeto um grupo suficientemente restrito para que o autor possa reunir a maior parte de sua informação graças a uma experiência pessoal, constitui o próprio tipo do estudo etnográfico. Já a  Etnologia - representa um primeiro passo em direção à síntese. Sem excluir a observação direta, ela tende para conclusões suficientemente extensas para que seja difícil fundá-las exclusivamente sem conhecimento de primeira mão. Esta síntese pode operar-se em três direções: a) geográfica, quando se quer integrar conhecimentos relativos a grupos vizinhos; b) histórica, quando se visa reconstituir o passado de uma ou várias populações; c) sistemática, enfim, quando se isola, para lhe dar uma atenção particular, determinado tipo de técnica, de costume ou de instituição. A etnologia compreende a etnografia como seu passo preliminar, e constitui seu prolongamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com