TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUIVAMENTO E DESARQUIVAMENTO DO INQUERITO POLICIAL

Por:   •  22/4/2019  •  Artigo  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS - CCJSA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

RAFAEL MOREIRA ROCHA

ARQUIVAMENTO E DESARQUIVAMENTO DO INQUÉRITO POLICIAL COM BASE EM EXCLUDENTE DE ILICITUDE

RIO BRANCO - AC

2019

RAFAEL MOREIRA ROCHA

ARQUIVAMENTO E DESARQUIVAMENTO DO INQUÉRITO POLICIAL COM BASE EM EXCLUDENTE DE ILICITUDE

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Direito Penal II, 3º período, ministrada pelo Prof. Vinícius Menandro Evangelista de Souza, como requisito de avaliação parcial da N1.

RIO BRANCO - AC

2019

O ARQUIVAMENTO DO INQUÉRITO COM BASE EM EXCLUDENTE DE ILICITUDE

Na redação do redação do Art. 17. do CPP (Código de Processo Penal), não existem hipoteses para a autoridade policial arquivar o inquérito ex officio, o Ministério Público é quem detem tal competência, caso faltem elementos necessarios para a denuncia o Promotor não a oferecerá, requerendo ao Juiz o arquivamento, entretando é legitimo o MP, requerer o arquivamento da denuncia tendo em vista excludente de ilicitude?

Embora parte da doutrina defenda que as excludentes de ilicitude devem ser analisadas na ação penal e somente em juizo essas informações podem ser verificadas, tal entendimento é completamente incoerente, a ação carece de necessidade e interesse, elementos intrinsecos da persecução penal conforme Liebman. O arquivamento do inquerito policial em tais casos é possivel, economizando o aparellho estatal e evitando dispendio de dinheiro público sem utilidade, a ação penal é fundamentada no contraditório, se o orgão acusador acreditando ser límpida e incontestável a inocência do acusado, qual seria a base da ação, seria um combate do Juiz, da Defesa do Acusado, e do Ministério Público, contra o procedimentalismo, embora durante a fase inquisitória exista o in dubio pro societate, não podemos deixar de analisar também a dignidade da pessoa humna procedendo com uma ação temeraria, além disso devemos garantir a melhor atuação do MP, dando-o uma maior liberdade funcional, seguindo a mesma linha de raciocínio do Jurista Damásio Evangelista de Jesus.

DESARQUIVAMENTO DO INQUÉRITO, ARQUIVADO POR EXCLUDENTE DE ILICITUDE, COM BASE EM NOVAS PROVAS

        Primeiramente a decisão que arquiva o inquerito policial é considerada uma decisão de merito, portanto faz coisa julgada quando analisado questões de materialidade e autoria. A jurisprudencia perante o tema é divergente o STF acredita na possibilidade da reabertura, tendo em vista as novas provas questionando a existencia das excludentes anteriormente avaliadas, já o STJ acredita que não, já existe uma analise de mérito e já existe coisa julgada material, reabrir a ação penal causaria bis in idem além de um crise de insegurança juridica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com