TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS GARANTIAS NO CONTRATO DE LOCAÇÃO

Por:   •  3/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DIREITO PROCESSUAL CIVIL - EXECUÇÃO

GARANTIAS NO CONTRATO DE LOCAÇÃO

NOME: LARISSA GOMES VIEIRA

TEOFILO OTONI -MG

2022

GARANTIAS NO CONTRATO DE LOCAÇÃO

O setor imobiliário é considerado um grande investimento tanto para fins de avaliação de imóveis quanto para renda. Por isso, possuir imóveis é considerado parte central da nossa cultura. Alugar uma casa envolve confiança no proprietário. Isso ocorre porque os locatários devem sempre pagar suas contas, como impostos sobre a propriedade e taxas de condomínio.

A Lei do Arrendamento estabelece que o proprietário pode obter certas proteções do contrato devido alguma quebra contratual. Essa lei é a Lei nº 8.245/91.

A Lei 8.24591 estabelece que o locador pode exigir uma das quatro opções do locatário, certas modalidades listadas no artigo 37 incluem: caução, fiança, seguro de fiança locatícia e cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento, esta última complementada pela Lei 11.196/2005.Contudo, Sylvio Capanema alerta: "a experiência profissional, entretanto, nos ensinou que não há garantia absoluta, que torne o locador imune a riscos. O que se pode fazer é reduzi-los ao máximo possível, mas jamais eliminá-los (1993, p. 146).

A Lei do Arrendamento estabelece de forma abrangente as modalidades de garantia na relação de locação e veda a possibilidade de cumulação de garantias, ou seja: é permitida apenas uma garantia em cada contrato de locação, seja residencial, não residencial ou de temporada. Nesse aspecto, uma garantia de aluguel é muito semelhante as garantias gerais, do negócio jurídico.

A seguir falaremos sobre cada uma das garantias já apontadas no presente trabalho.

Caução:

o significado de caução vem de precaução ou cautela, A lei permite pelo menos três formas de caução:

  • De bens móveis, com o registro em cartório de títulos e documento;
  • De bens imóveis, com averbação na matrícula;
  • Em dinheiro, com valor limitado a três meses de aluguel, e que deverá depositado em Caderneta de Poupança autorizada, revertendo em benefício do inquilino todos os benefícios das atualizações e juros de poupança.

Fiança:

É uma garantia dada por um terceiro a um locador para garantir as próprias obrigações do devedor. Conforme o artigo 818 do CC: Pelo contrato de fiança, uma pessoa garante satisfazer ao credor uma obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra.

Seguro Fiança:

Seguro de fiança locatícia é aquele que garante o pagamento de indenização, ao segurado, dos prejuízos que venha a sofrer em decorrência do inadimplemento do locatário em relação à locação de imóvel (Res. N. 202/2008 da SUSEP). Pela Circular n. 347/2007 da SUSEP.

Previsto na legislação anterior e regulada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados, a garantia era restrita a pagamento de alugueis, encargos, custas da ação e honorários (VENOSA, 2001, p. 167). Inserido na lei de locações em 1991, a Superintendência de Seguros Privados — SUSEP veio a normatizar o instituto junto às seguradoras em 1992, pela Circular n° 1, abrangendo, em tese, todas as obrigações do contrato, incluindo multas e danos ao imóvel. Venosa alerta que embora a orientação da lei seja um seguro abrangente, há várias exceções de riscos não cobertos. (ibid.) A própria Circular 1192 da SUSEP contempla diversos limitadores da cobertura (CARNEIRO, 2000, p. 261).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com