TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA ACADEMICA: ARINÉ MONTEIRO DE SOUSA

Por:   •  16/9/2021  •  Ensaio  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA

ACADEMICA: ARINÉ MONTEIRO DE SOUSA

  1. O QUE É CIÊNCIA POLITICA?

ciência política é responsável por entender e moldar as questões relativas ao poder na sociedade, estabelecendo normas e preceitos para o pleno funcionamento das instituições sociais, da economia, do Estado e do sistema jurídico. E abrange diversos campos, como a Filosofia Política, os sistemas políticos, o Estado, partidos políticos, Ideologia, Economia Política, análise de Políticas Públicas, o estudo da Administração Pública e do governo, das diferentes formas de governo como a democracia, o processo eleitoral, a soberania 

  1. QUAL A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA POLITICA NO DIREITO?

Ciência Política é essencial para analisar o funcionamento e a organização do poder e do Estado. É, além de tudo, capaz de discutir assuntos, tanto dentro da sua própria área de pesquisa quanto para as áreas de direito, sociologia e economia.

  1. QUAL O ESTUDO DA CIÊNCIA POLITICA?

Estuda e analisa as teorias e comportamentos dos sistemas políticos, ou seja, avalia o funcionamento político em todos os âmbitos, incluindo políticas públicas para determinada população, as relações de transformações e estrutura dos sistemas, regimes políticos. Ciência Política   É o estudo de casos práticos da política, bem como a análise e a descrição dos sistemas políticos e seu comportamento. Consiste, portanto, no estudo do Governo do Estado no aspecto teórico ou doutrinário, buscando analisar a realidade social e histórica, bem como seu funcionamento. (DE CICCO: 2011, p. 178).

  1. O ESTUDO DA CIÊNCIA POLITICA PODE OFERECER ALGUMA MUDANÇA DE MENTALIDADE AO ESTADO?  Com certeza pois a ciência politica  sociedade depende do sistema de governo e a incrementação de políticas econômicas, tecnológicas, de saúde e habitação para que o Estado possa avançar.  
  2. VOÇE JÁ PARAOU PRA PENSAR O QUE É PODER?

Poder é uma palavra originada do latim e tem a mesma raiz que a palavra potência. Ambas remetem à capacidade de fazer algo, de empreender algo. Poder significa a capacidade de impor, de mandar e de submeter os outros à própria vontade. (Uma relação de poder pode se formar por exemplo, no momento em que alguém deseja algo que depende da vontade de outra pessoa.) O poder é força, capacidade e, ao mesmo tempo, autoridade. Trata-se da capacidade de imposição ou de conquista, seja pela força bruta, seja pelo convencimento.

  1. QUAIS SÃO AS CARACTERISTICAS DO ESTADO?

A principal característica de um Estado é a Soberania, que representa o poder de agir internamente (na criação de leis e organização do Estado) e externamente (nas relações com outras nações). ... Nesta perspectiva, o Estado é composto pelos seguintes elementos: povo, território, soberania e governo.

  1. O QUE SIGNIFICA  “ O HOMEM É UM ANIMAL POLITICO “

A partir dessa tendência natural do homem para a vida em comunidade, Aristóteles afirma que o homem é um animal político porque possui em si uma inclinação natural para a vida em comunidade, ou seja, essa animalidade política é natural a ele, pertence a sua natureza. Aristóteles observa que o homem é um ser que necessita de coisas e dos outros, sendo, por isso, um ser carente e imperfeito, buscando a comunidade para alcançar a completude. E a partir disso, ele deduz que o homem é naturalmente político. Além disso, para Aristóteles, quem vive fora da comunidade organizada (cidade ou Pólis) ou é um ser degradado ou um ser sobre-humano (divino).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com