TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA METAFÍSICA E DA DIALÉTICA SEGUNDO O LIVRO

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Fasb l – Direito B

Caio oliveira Fernandes

Filosofia

ATIVIDADE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA METAFÍSICA E DA DIALÉTICA SEGUNDO O LIVRO.

A metafísica para alguns filósofos e metafísicos, são imutáveis , como por exemplo para Engels, ele considera as coisas “como feitas em definitivo', e para Aristóteles o objeto da metafisica era o estudo do ser, que se encontra para além e imutável, eterno.

Ao se falar em método metafísico, estamos dizendo que significa um método que ignora ou desconhece a realidade do movimento e da transformação. À metafísica ignora o movimento, em favor do repouso, a transformação em favor do idêntico “Nada há de novo sob o solo “ diz ela.

Um dos traços da metafísica e separar, arbitrariamente, o que é inseparável, na realidade.com isso temos o exemplo que o metafisico diz  “De um lado,  o  homem, de outro , a sociedade.  Se  destruirdes a sociedade capitalista,  tereis  uma  sociedade  socialista.  E  então?  O  homem  continuará  sendo  o homem.” Com isso o método metafísico separa arbitrariamente oq ué está unido na realidade. A metafísica não admite que dois contrários possam existir ao mesmo tempo, ou algo estar vivo ou estar morto , contrariando assim as células dos nossos corpos que estão a todo momento se substituindo.

Já a  dialética opõe-se, sob todos os pontos de vista, à metafísica . Não que a dialética não admita o repouso e a separação entre os diversos aspectos do real. Ela vê, no repouso, um aspecto  relativo da realidade,  enquanto que o movimento é absoluto; considera, igualmente, que   toda separação é relativa  porque,  na  realidade, tudo se relaciona de uma forma ou de outra, tudo está em interação.

Ela fica atenta a todas as formas de movimento, ela explica o movimento para luta dos contrários. Esta é a mais importante lei da dialética; a ela serão consagradas as lições 5ª,6ª e a   7ª. O metafísico Isola os contrários, considerando-os, sistematicamente, como ''incompatíveis. A dialética descobre que um não pode existir sem o  outro, e que todo movimento, toda  mudança, toda transformação são explicáveis pela luta  dos contrário.

Em contraposição a metafísica a dialética olha a natureza, não como um amontoado acidental de objetos de fenômenos destacados uns dos outros, isolados e independente, mais sim como um todo. Com isso o método dialético considera que nenhum fenômeno da natureza pode ser compreendido, mais quando encarado isoladamente fora dos fenômenos circundantes. Também uma de suas características são a de que tudo se transforma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com