TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ECONOMIA 2º SEMESTRE

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

A economia está presente em nosso dia-a-dia independentemente da área de atuação profissional, suas alternâncias e modificações colaboram de forma decisiva, as vezes interferindo positivamente e outras negativamente, algumas esferas dependem de outros fatores para compor sua base econômica outras dependem exclusivamente das variações da economia. Dentre estas podemos citar a agricultura, o comércio e as indústrias

        No setor agrícola os principais fatores que influenciam na formação de preços  são climáticos e geográficos , além destes há também a parceria desenvolvida entre os agricultores e o poder financeiro, sendo representada pelas agências bancárias.                        Os problemas climáticos interferem desde a produção quando delimitam as possibilidades do produtor rural quanto a escolha e o plantio das culturas , já que estas dependem não exclusivamente do clima, mas também da área escolhida para o cultivo.                Quanto ao quesito relacionado as finanças o principal investimento obtido pelos agricultores são os financiamentos  oferecidos por agências bancárias , dentre elas destaca-se a Cooperativa de Crédito Sicredi que além de facilitar este auxílio também se mantém  tendo como base o setor agrícola.                                                                                A produção agrícola depende de uma alternância entre chuva e sol, frio e calor, ambos necessários para um melhor desenvolvimento de produtos. Uma medida eficaz para a preservação do solo é a rotação entre culturas que possibilita o mesmo a regeneração de sais minerais e nutrientes, contribuindo assim para o melhor crescimento e produtividade de grãos.        De modo geral, a economia agrícola é uma das bases da macroeconomia, pois além de fornecer subsídios para atender as necessidades humanas é responsável por grande parte da economia brasileira e mundial.                                                                        O setor comercial, um dos maiores pilares da economia mundial, tem seus principais  problemas encontrados no fato de que políticas públicas voltadas para a queda dos juros permitiram  a abertura de crédito o que deixou brechas para o crescimento da inadimplência. Apesar da grande importância desse setor o qual interfere no aumento e na queda de juros, suas oscilações geram no mercado transformações que recaem sobre o consumidor final.

 O consumidor adquiriu maior poder de compras, no entanto essa iniciativa gerou um aumento significativo da inflação que causa por conseqüência o aumento dos impostos. Tendo dois lados o positivo que seria maior investimento para suprir as necessidades da população, tais como educação, saúde, segurança, saneamento básico, dentre outros, porém os administradores tornam a sua aplicação negativa já que desviam estes recursos para benefício próprio.Além das vendas há também a prestação de serviços, esta independente das alterações econômicas debilita-se, já que sua necessidade é constante.

No campo industrial a economia afeta diretamente sua permanência no mercado, pois segundo estatísticas a cada cem indústrias apenas dez conseguem se manter no mesmo. Estas quando não conseguem baixar e controlar a inflação sofrem no longo prazo com o aumento das taxas de desempregos. Isso acontece porque ocorre a diminuição significativa nos investimentos no setor produtivo. Os grandes industriais perceberam com o passar do tempo às vantagens em substituir a mão de obra humana por maquinas que além de realizar o trabalho em menor tempo e aumentar a produção, diminuem os custos em longo prazo. Além disso o aumento do preço da matéria prima causa o aumento do preço final o que interfere no setor de vendas fazendo as mesmas decaírem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com