TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alienação parental

Por:   •  19/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

Alienação Parental

                

        Nas últimas décadas as familias foram passando por diversas modificações, tais fatores seriam :a entrada da mulher no mercado de trabalho, a utilização de  métodos contraceptivos, a queda no  números de casamentos e aumentos de divórcios. Diante disso surgindo novos conceitos dessas familias e junto com elas o direito, que tem que saber lidar com essa nova realidade, porém nossa constituição ainda adota um conceito tradicional do que é a familia.

        Na atualidade essas séries de moficações e as novas formas de se construir  uma familia e suas dissoluções, acabam surgindo conflitos que vem sendo interceptados pelo poder judiciário.

        Sendo um exemplo à alienação parental que começou a ser percebida na década de 80 nos Estados Unidos, pelo psquiatra Richard Gardner em ele acabou obsevando três principais participantes desse processo: o genitor alienante, o genitor alienado e a criança alienada.

        Mostrando assim que nos processos de separação judicial traziam-se como consequências para as crianças e adolescentes certos transtornos, devido a situação em que um dos pais que ficava com a guarda acabava treinando-á para romper os laços afetivos com  o outro genitor.

        Os casos mais frequentes disso estão associados a situações onde o fim de uma relação conjungal gera em um dos genitores que  é o genitor alienante, uma tendência vingativa, nesse processo o filho é utilizado como instrumento da agressivade direcionada ao parceiro.

        Ela consiste na interferência de um dos genitores na formação psicológica da criança para que repudie o outro, bem como em atos que causem prejuizos ao estabelecimento ou  a manutenção que trazem vinculos.

        Quem prática a alienação parental acaba tomando  determinadas decisões degrinindo a imagem do genitor alienado como:

        -Acaba não informando ao outro assuntos relacionados a vida do filho;

        -Tomada das decisões importantes, sem avisar o outro genitor;

        -Controlar os horários de visitas;

        -Apresentar novo companheiro(a) à criança como sendo novo pai ou nova mãe;

        -Fazer chantagens como ameaça como optar entre o pai e a mãe como consequência dependo se o outro for escolhido;

        -Há não permissão de que o filho esteja com outro genitor em outras ocasiões que não estejam estipuladas expressamente;

        Muitos pais utilizam as crianças como armas para atacar o outro genitor, atacando a capacidade perceptiva da criança, inventando ou mentindo ou degradando o genitor alienado, ou seja, que está fora do lar, causando uma destruição na personalidade por toda uma vida.

        Muitos acabam apelando para fatos extremamente graves como: as falsas denúncias de abuso sexual

        A alienação parental causa sérios problemas psicológicos, pois o genitor alienante, muitas vezes se preocupa tanto em prejudicar o outro, mas na realidade está destruindo o desenvolvimento e bem estar de seu próprio filho(a).

        Em nosso país a maioria dos casos são realizados pelas mulheres, devido ao fato da guarda da criança ficar quase sempre com elas.

        No entanto a sindrome da alienação parental podem ser motivada por diversos fatores como: vingança devido a traição de um dos conjugês , quando um dos genitores encontram um novo companheiro, ciúme entre outros.

        A alienação parental nem sempre é somente entre pais, mas também entre outros membros da familia que possue a guarda da criança e adolescente.

        A criança e o adolescente acabam sendo  vítimas da Sindrome da Alienação Parental , a SAP que  não deve ser tratada de modo exclusivo em uma determinada familia, mas deve ser considerada um problema social  que trazem consequências, por isso a criança deve ter um acompanhamento com psicológos e o genitor alienado também, pois a alienação parental não é somente considerada um crime pessoal como também individual, causando consequências na criança e no adolescente vitimas dessa situação como :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com