TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alienação-parental

Por:   •  16/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  6.992 Palavras (28 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 28
  1.  INTRODUÇÃO

          Na contemporaneidade, as rápidas mudanças sociais redefinem o conceito de família, que é o lugar da convivência, na busca da felicidade e do desenvolvimento pessoal de seus membros, sendo esta a razão de sua existência e de sua renovação. É o lugar onde torna-se fundamental a parceria entre pai e mãe para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, colocando os interesses destes acima dos seus (STAUB, 2010).

           Com a ruptura do casamento, situação frequente nos dias atuais, ocorre um desmembramento da família, em que os pais passam a viver separadamente e os filhos permanecem na convivência de um deles. Porém, muitas vezes, estas mudanças não ocorrem de forma tranquila. O detentor da guarda, para não facilitar a convivência do filho com o outro genitor, acaba exercendo de forma distorcida sua autoridade parental, o que traduz-se em abuso de direito, com consequências psicológicas desastrosas para o filho (BASTOS, 2009). Tal situação foi denominada por Gardner em 1985 como Alienação Parental, em que o filho, sujeito à vontade do genitor alienante, é influenciado ou incitado a odiar um dos pais, sem justificativa, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao ente alienado. O filho é utilizado como munição, instrumento de agressividade direcionada ao ex-parceiro.

           A alienação parental é um tema que tem motivado muitas discussões na atualidade, devido à dificuldade de identificação e classificação desta, o que torna mais árdua a resolução do conflito. Começa em degraus, com acusações brandas até evoluir para denúncias caluniosas de incesto e violência.

            De acordo com o Projeto de Lei n°. 4.053/2008, hoje transformado na lei ordinária 12318/2010, é de fundamental importância que a expressão “alienação parental” passe a integrar o ordenamento jurídico, inclusive para induzir os operadores do Direito a debater e aprofundar o estudo do tema, bem como apontar instrumentos que permitam efetiva intervenção por parte do Poder Judiciário (SANTOS, 2010 ; ROCHA et al., 2012).

            No primeiro momento deste projeto discutir-se-á a questão da família e de sua evolução histórica, abordando as transformações jurídicas e sua concepção atual. A segunda parte do referencial teórico refere-se à guarda, suas espécies, e ao princípio do melhor interesse da criança. Já a terceira parte abordará a respeito da Alienação Parental, seu conceito, sua distinção da Síndrome de Alienação Parental, como identificar tal conflito, suas causas e consequências, além das medidas legais e terapêuticas para dirimí-la.

2.  TEMA: Alienação Parental no Direito de Família.

3.   DELIMITAÇÃO DO TEMA:

              Alienação Parental: O Litígio Familiar - Prevalência, Diagnóstico e Consequências.

4.   PROBLEMA:

             Que consequências e requisitos podem ser usados para se declarar a alienação parental? Qual a prevalência deste conflito familiar na cidade de Manaus - Amazonas?

5.    HIPÓTESES:

  • Nula (H0): Não existe associação entre fatores de ordem social, econômica e cultural e a ocorrência de alienação parental, impossibilitando seu diagnóstico precoce e a instalação de consequências adversas.
  • Afirmativa (H1): Existe associação entre fatores de ordem social, econômica e cultural e a ocorrência de alienação parental, possibilitando seu diagnóstico precoce e a instalação de consequências adversas.

6.    JUSTIFICATIVA:

           Tendo em vista ser um tema muito atual e ainda não existir muita jurisprudência disponível, além da grande importância do conflito “Alienação Parental” para a sociedade civil, pois envolve o ambiente familiar cujo foco de atenção deve estar voltado para o correto desenvolvimento da criança e do adolescente e seu futuro ajuste emocional, além da dificuldade de diagnóstico por parte de profissionais das ciências da saúde e do direito, torna-se imprescindível um estudo acerca da prevalência deste conflito e dos fatores que o determinam, a fim de facilitar a identificação precoce e a tomada de decisões por parte dos magistrados, com base em uma legislação eficiente, visando aos interesses da criança e do adolescente, à punição do progenitor alienante e ao amparo do progenitor alienado.

7.    OBJETIVOS:

    7.1 Geral:

  • Avaliar a prevalência da problemática familiar alienação parental nos Conselhos Tutelares, Ministério Público e Delegacias de Polícia da cidade de Manaus (Amazonas).

    7.2 Específicos:

  • Identificar os fatores determinantes da alienação parental, enfatizando a importância de uma equipe multidisciplinar que possa auxiliar o juiz e, posteriormente, embasar a decisão que poderá ser proferida no fim do processo;
  • Associar a ocorrência deste conflito familiar ao genitor alienante, seu grau de escolaridade, nível sócio-econômico, ao tipo de guarda, bem como ao sexo e à faixa etária do descedente alienado;
  • Investigar as consequências advindas desse conflito familiar;
  • Analisar as decisões jurídicas tomadas para dirimir o conflito.

8.    METODOLOGIA:

          Neste trabalho usar-se-á o método de pesquisa exploratório-explicativa, visto que pretende proporcionar maior familiaridade com o tema abordado (fenômeno), para torná-lo mais explícito e identificar os fatores que contribuem e/ou determinam tais fenômenos e utilizar-se-á como técnica de pesquisa a bibliográfica, jornalística, documental e digital, valendo-se de fontes como a a jurisprudência e o positivado jurídico.

           Para a análise da pesquisa documental, far-se-á uma pesquisa investigatória, através de registros dos Conselhos Tutelares, Poder Judiciário, Ministério Público e Delegacia de Polícia acerca dos números de casos relativos ao tema pesquisado.

            Uma ficha apropriada será desenvolvida a fim de que as variáveis do estudo em questão, referentes ao alienador e às vítimas, sejam registradas.  O presente projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)   pdf (241.6 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com